Topo

Elza Soares fala sobre seus 30 dias de quarentena: 'Sambar com a incerteza'

Elza Soares está em quarentena no Rio de Janeiro - Reprodução/Instagram
Elza Soares está em quarentena no Rio de Janeiro Imagem: Reprodução/Instagram

Colaboração para o UOL, em São Paulo

15/04/2020 20h42

Enquadrada no grupo de risco do novo coronavírus por ter 89 anos, a cantora Elza Soares tem passado seus dias de quarentena no seu apartamento de frente para o mar em Copacabana, no Rio de Janeiro.

Através de uma postagem feita em seu Instagram no começo da noite de hoje, a grande diva da música nacional falou sobre os primeiros 30 dias de isolamento social e fez um balanço desse período. "Hoje (terça) completou trinta dias que estou no isolamento social em respeito a quarentena de prevenção contra o novo coronavírus. Sou do grupo de risco, mas o 'eu' aqui importa pouco. O 'nós' é o mais importante", frisou ela logo no começo do longo texto publicado junto a foto.

"Não é fácil suingar com a solidão. Não é mole sambar com a incerteza. Não é agradável fazer dueto com a preocupação por tantas vidas vulneráveis aí fora. O que somos nós, no fim das contas? Nós somos o agora, o tempo presente e eu aprendi isso muito antes das reflexões de quarentena", refletiu.

Em seguida, ela filosofou, dizendo que seu "nome é agora". "Há muitos anos eu digo isso, cara. Às vezes na brincadeira, em outras falo sério, e sempre, sempre vivo o agora, o dia de hoje, essa hora. Esse momento aqui escrevendo para você que está lendo no seu 'agora'", disse a cantora.

"Estamos aprendendo essa lição. Eu estou confirmando o que aprendi. Vamos viver nosso melhor agora, o melhor que pudermos viver, porque o amanhã não dá para viver hoje", detalhou.

Na sequência, Elza pediu calma às pessoas. "Pense que agora está difícil, mas é importante respeitar o que precisa ser feito hoje para que possamos aproveitar um futuro melhor", ponderou.

"Fique em casa se puder, se não puder, se preserve, se cuide, cuida da sua cabeça, da sua saúde mental, exija seu direito aos equipamentos de proteção, seja solidário com quem não pode ficar em casa, com quem não tem casa, com quem vive em condições precárias. Eu sei bem o que é viver isso", explicou a intérprete, que foi criada na favela de Vila Vintém, Zona Norte do Rio e nasceu em uma família de 10 irmãos.

Ela finalizou a mensagem com um recado de esperança. "Faça sem se preocupar em publicar o que fez, mas se lhe fizer bem publicar, publique, mas faça. Eu não sou nada, mas sou um pouquinho de vocês e vocês de mim e juntos é que vamos virar esse jogo", garantiu.

Na Páscoa, Elza Soares já tinha falado sobre o sentimento de solidão no Instagram: "Estou com tanta saudade de vocês... tanta saudade dos meus filhos, dos meus netos, dos meus bisnetos, dos amigos, que vira e mexe deixam minha casa mais alegre", disse na ocasião, fazendo uma reflexão sobre os tempos que a humanidade atravessa atualmente.

Hoje completou trinta dias que estou no isolamento social em respeito a quarentena de prevenção contra o novo Coronavírus. Sou do grupo de risco, mas o "eu" aqui importa pouco. O "nós" é o mais importante. Não é fácil suingar com a solidão. Não é mole sambar com a incerteza. Não é agradável fazer dueto com a preocupação por tantas vidas vulneráveis aí fora. O que somos nós, no fim das contas? Nós somos o agora, o tempo presente e eu aprendi isso muito antes das reflexões de quarentena. My name is now ⏰... Há muitos anos eu digo isso, cara. As vezes na brincadeira, em outras falo sério, e sempre, sempre vivo o agora, o dia de hoje, essa hora. Esse momento aqui escrevendo pra você que tá lendo no seu "agora". Estamos aprendendo essa lição. Eu estou confirmando o que aprendi. Vamos viver nosso melhor agora, o melhor que pudermos viver, porque o amanhã não dá pra viver hoje. Caaaaalma, caaaaalma e pense que agora tá difícil, mas é importante respeitar o que precisa ser feito hoje pra que possamos aproveitar um futuro melhor. Fique em casa se puder, se não puder, se preserve, se cuide, cuida da sua cabeça, da sua saúde mental, exija seu direito aos equipamentos de proteção, seja solidário com quem não pode ficar em casa, com quem não tem casa, com quem vive em condições precárias. Eu sei bem o que é viver isso. Faça sem se preocupar em publicar o que fez, mas se lhe fizer bem publicar, publique, mas faça. Eu não sou nada, mas sou um pouquinho de vocês e vocês de mim e juntos é que vamos virar esse jogo. #quarentena #dia30

Uma publicação compartilhada por Elza Soares (@elzasoaresoficial) em