Topo

OPINIÃO

Flávio Ricco: "Primeiro Impacto era uma tragédia anunciada"

Do UOL, em São Paulo

16/04/2020 04h00

O caso do apresentador Marcão do Povo, afastado do programa Primeiro Impacto, do SBT, depois de sugerir que o presidente Jair Bolsonaro criasse um campo de concentração para enviar os doentes do novo coronavírus chamou a atenção para os problemas de a emissora manter no ar um programa com este perfil e com Dudu Camargo e Marcão apresentando.

No podcast UOL Vê TV #23, Flávio Ricco fala sobre uma divisão causada na equipe de jornalismo do SBT, com jornalistas tendo assinado um manifesto pedindo pela saída de Marcão. Para Ricco, não é de surpreender que o programa fique marcado por episódios como a mais recente polêmica.

"Primeiro Impacto era uma tragédia anunciada. Todo mundo sabia que a partir da criação desse programa dividido entre Dudu Camargo e Marcão do Povo, eles no ar ao vivo, podendo falar o que eles bem entendem, um dia ia acontecer alguma coisa errada. Aconteceram algumas menores no passado, mas não tão relevantes como essa última", afirma Ricco (disponível no vídeo acima a partir de 1:59).

"Isso rachou o departamento de jornalismo do SBT. Foi feita uma carta, de fato, com vários jornalistas assinando o afastamento dele. Outros não assinaram, por exemplo, Carlos Nascimento e Rachel Sheherazade não assinaram. Agora, por que não assinaram eu também não sei. Mas os outros assinaram. E aí fica um setor dividido, você vê que nem mesmo quem trabalha no SBT gosta do Primeiro Impacto, aceita o Primeiro Impacto, porque a maioria da redação assinou aquele negócio. Então é uma prova de que nem eles concordam com aquilo e são eles que vão para a rua mesmo ter quem encarar as besteiras que os outros dois falam no ar", completa o colunista do UOL.

O UOL Vê TV é uma mesa-redonda com os assuntos mais quentes da televisão na semana. É apresentada por Chico Barney, Flávio Ricco e Mauricio Stycer, colunistas do UOL, e por Débora Miranda, editora de TV e Famosos. Vai ao ar semanalmente e discute as produções televisivas, com análises e informações de bastidores.

Você pode ouvir o programa UOL Vê TV no Spotify, no Apple Podcasts ou em outros aplicativos de podcasts. No Youtube, a gravação do programa também é transmitida em vídeo. Podcasts são programas que podem ser ouvidos a qualquer hora e lugar —no computador, no smartphone ou em outro aparelho com conexão à internet. Os podcasts do UOL estão todos disponíveis em uol.com.br/podcasts.