Topo

Equipe de Ellen Degeneres denuncia violações trabalhistas durante pandemia

A produção de Ellen Degeneres contratou uma equipe tercerizada para gravar o programa diário em sua mansão - Getty Images
A produção de Ellen Degeneres contratou uma equipe tercerizada para gravar o programa diário em sua mansão Imagem: Getty Images

Do UOL, em São Paulo

17/04/2020 20h20

Os funcionários do programa de Ellen Degeneres estão furiosos com a forma como estão sendo tratados pela produção do talk show diário durante a pandemia do novo coronavírus.

Em artigo publicado na revista Variety, dois funcionários que preferem não se identificar afirmaram que há mais de um mês não recebem nenhum tipo de comunicado oficial respondendo as dúvidas da equipe sobre seus empregos ou sobre o pagamento de seus salários. Toda a comunicação é feita por telefonemas informais, sem revelar muitos detalhes.

Eles relatam que, na semana passada, quase todos os 30 funcionários receberam um aviso de que deveriam se preparar para um corte de 60% nos salários — apesar de o programa continuar no ar.

Apenas quatro funcionários foram chamados para trabalhar na produção remota do talk show. A revolta aumentou quando a equipe descobriu, pelas redes sociais, que a produção contratou funcionários terceirizados para ajudar Ellen a gravar o programa de sua mansão.

Os funcionários argumentam que a atitude contraria a mensagem que a apresentadora passa para o seu público: "sejam gentis".

A Warner Bros., produtora do programa, reconheceu que a comunicação poderia ser melhor, mas justificou culpando o "caos causado pela covid-19".

Em seu primeiro programa produzido de forma remota, Ellen Degeneres afirmou que decidiu fazer a gravação de casa por "minha equipe. Eu os amo, sinto falta deles, e a melhor coisa que posso fazer para apoiá-los é manter o programa no ar."

Ellen é uma das apresentadoras mais bem-pagas da televisão dos Estados Unidos, com um salário anual de mais de US$ 50 milhões (cerca de R$ 261 milhões).