Topo

Ator celebra reprise de "Viva a Diferença" e fala de personagem alcoólatra

Vinicius Wester viveu o personagem MB em "Malhação: Viva a Diferença" - Rafael Campos/Globo
Vinicius Wester viveu o personagem MB em "Malhação: Viva a Diferença" Imagem: Rafael Campos/Globo

Guilherme Machado

Do UOL, em São Paulo

24/04/2020 04h00

O ator Vinicius Wester, que interpreta MB, um dos protagonistas de "Malhação: Viva a Diferença", não teve muito tempo para comemorar a reprise da novela, que voltou ao ar no início de abril. "Estava tentando não enlouquecer", ele conta, em entrevista ao UOL. Isso porque o ator estava viajando pela Europa no momento em que a pandemia do novo coronavírus começou a explodir no continente.

Já no começo da viagem, Vinicius enfrentou momentos de tensão. Ele passou por uma conexão em Roma, quando o vírus estava começando a se espalhar pela Itália, e dali viajou para Amsterdã, Londres e Paris. Ao chegar em Barcelona, o caso já havia tomado outra proporção. "Nos isolamos no hotel e, um dia depois, a cidade entrou em quarentena. Quando descemos para ir ao mercado comprar água, recebemos uma ordem da polícia para voltar para o hotel ou andar em no máximo duas pessoas até o mercado", ele lembra.

A partir dali, foram várias tentativas frustradas de tentar remarcar o voo de volta para o Brasil. Ele então foi para Bruxelas, onde passou por mais dois dias de isolamento no hotel, até que decidiu ir para o aeroporto tentar a sorte. "Conseguimos um dos últimos voos partindo da Europa para o Brasil. O que vimos no aeroporto era uma cena que jamais vai sair da minha cabeça, famílias desesperadas e há dias no aeroporto sem poder voltar para casa. Vimos cenas muito fortes e difíceis de apagar."

merci

A post shared by Vinicius Wester (@viniciuswester) on

Agora, de volta ao país, ele conta que está seguindo à risca a quarentena, por conta de toda sua experiência na Europa. "Fazer a minha parte ficando em casa é o mínimo que posso agora. E peço para todos que fiquem em casa. É um momento muito delicado e a única solução é fazermos a nossa parte."

Eu tenho tentado não me cobrar demais, tentado respirar e rever a vida que tava levando. Me ocupado com filmes, lendo bastante, aproveitando minha família que está comigo agora e até criei uma rotina de exercícios físicos.

Personagem alcoólatra

Parte do elenco masculino de 'Malhação: Viva a Diferença': Mikael Marmorato, Hall Mendes, Bruno Gadiol, Gabriel Calamari e Vinicius Wester - Raquel Cunha/Globo - Raquel Cunha/Globo
Parte do elenco masculino de 'Malhação: Viva a Diferença': Mikael Marmorato, Hall Mendes, Bruno Gadiol, Gabriel Calamari e Vinicius Wester
Imagem: Raquel Cunha/Globo

Agora, Vinícius está curtindo a reprise de "Viva a Diferença", novela da qual fala com muito carinho. "Foi um divisor de águas na minha carreira. Malhação foi uma escola, minha primeira novela, aprendi muito com todo mundo que trabalhei, além de ter sido transformador. Tenho muito orgulho de dizer que comecei na televisão em 'Malhação'", derrete-se.

'Malhação' me trouxe uma maturidade profissional e uma forma de enxergar a carreira com mais seriedade. Quando você chega à TV, vindo de uma cidade pequena, é muito fácil se iludir e entender errado a profissão. Por isso sou tão grato às pessoas que estiveram conosco, o nosso time fez a diferença.

Em "Malhação", MB começa como um típico playboy, mas sua trama vai assumindo contornos mais séries com o desenrolar da novela. O auge é a descoberta que que o personagem enfrenta o alcoolismo, um tema que conversou diretamente com a realidade do ator.

"Não só acho importante, como também essencial. Quando soube do problema do MB, sabia da responsabilidade que tínhamos. Pesquisamos muito e sempre tivemos muito cuidado nas cenas que trabalhávamos esse tema. Durante as gravações da novela, perdi um tio justamente para o alcoolismo e as consequências de tudo isso me fizeram ver de perto como era importante o trabalho que estávamos fazendo", ressalta o ator.

Vinícius não esconde o amor que tem pelo personagem e como ficou feliz em saber que poderia revive-lo em "As Five", spin-off da novela de Cao Hamburguer que está previsto para estrear no Globoplay esse ano. A nova série trará as protagonistas e outros personagens anos após a conclusão da novela.

Quando soube que o MB estaria na série, a felicidade foi gigante. É raro o ator que tem a oportunidade de reviver o mesmo personagem mais velho. Me dediquei 1 mês inteiro tentando entender tudo o que ele tinha vivido nesses 6 anos. Quando cheguei no set, já me sentia preparado e seguro com o MB "adulto".