Topo

OPINIÃO

Débora: "Música perdeu protagonismo na TV e nas lives é assunto principal"

Do UOL, em São Paulo

24/04/2020 04h00

Um fenômeno durante a quarentena pelo novo coronavírus tem sido a realização de apresentações ao vivo por músicos em redes sociais e até mesmo na TV em alguns casos, como o de Ivete Sangalo, que terá sua apresentação exibida pela TV Globo amanhã.

No podcast UOL Vê TV #24, Débora Miranda e Flávio Ricco apontam o protagonismo conquistado pelos músicos após um período em que a música vinha perdendo espaço na grade das emissoras de TV, o que pode ter reflexo depois da pandemia.

"As lives estão mostrando para as emissoras de televisão que música também tem lugar na preferência do público. Isso não estava acontecendo, os programas musicais na televisão estavam cada vez sendo diminuídos, sumindo das programações. As lives estão mostrando que tem público para isso", afirma Ricco (disponível no vídeo acima a partir de 34:45).

"A música nos últimos tempos na televisão, vocês devem lembrar disso, ela estava assim: vamos apresentar e acabamos de apresentar. Não tinha produção nenhuma, o cara entrava no palco, cantava uma música, duas músicas, conversava com o apresentador e ia embora", completa o jornalista.

Débora Miranda também destaca o protagonismo recuperado pela música devido às lives e aponta que o público não tem feito questão de grandes estruturas para acompanhar.

"A música perdeu o protagonismo. Era sempre pano de fundo de algum programa e nas lives ela está lá como assunto principal", afirma Débora.

"Os telespectadores já deixaram muito claro que esse nível de qualidade tão alto também não é algo essencial. Acho que as pessoas já estão mostrando isso, que elas não fazem tanta questão de uma coisa tão megalomaníaca, mas mais de algo que fale com elas mais diretamente em conteúdo", completa a editora de TV e Famosos do UOL.

O UOL Vê TV é uma mesa-redonda com os assuntos mais quentes da televisão na semana. É apresentada por Chico Barney, Flávio Ricco e Mauricio Stycer, colunistas do UOL, e por Débora Miranda, editora de TV e Famosos. Vai ao ar semanalmente e discute as produções televisivas, com análises e informações de bastidores.

Você pode ouvir o programa UOL Vê TV no Spotify, no Apple Podcasts ou em outros aplicativos de podcasts. No Youtube, a gravação do programa também é transmitida em vídeo. Podcasts são programas que podem ser ouvidos a qualquer hora e lugar —no computador, no smartphone ou em outro aparelho com conexão à internet. Os podcasts do UOL estão todos disponíveis em uol.com.br/podcasts.