Topo

Babu rebate acusações de 'vitimismo': 'Eu estava muito depressivo'

Babu Santana participa do "Encontro com Fátima Bernardes" - Reprodução/Globoplay
Babu Santana participa do 'Encontro com Fátima Bernardes' Imagem: Reprodução/Globoplay

Do UOL, em São Paulo

27/04/2020 11h14

Babu Santana participou do "Encontro com Fátima Bernardes" e falou sobre os conflitos que viveu dentro da casa do "BBB 20". Ao responder sobre as críticas de "vitimismo" que sofreu de colegas do reality show, ele explicou sua situação financeira quando entrou no programa.

"Quando eu entrei no 'Big Brother', eu estava muito depressivo. A crise me pegou de um jeito que há muito tempo eu não tinha visto tanto perrengue. Eu não estou nem aí se querem dizer que era vitimismo, era um fato da minha vida", contou.

"As críticas que não têm fundamento eu não dou importância", disse. "No ano passado, o nosso meio passou por um massacre. Para um país que já não investe em cultura, o ano passado foi terrível. No ano passado, eu trabalhei em janeiro e em setembro. E eu sou um cara que tem três filhos".

Babu comentou também que "não quis fazer de sua crise uma bandeira". "Eu tinha noção que eu estava em um programa de entretenimento. A partir da metade do jogo eu falei: 'Vim aqui representar a favela'. Era a principal cruz que eu estava carregando, essa coisa da crise", completou.

Conflito de gerações

O ex-participante do reality disse que sofreu um choque quando entrou no programa se deparou com um elenco "totalmente jovem".

"Eu tive um choque cultural, uma briga de gerações, uma forma diferente de enxergar a vida", disse. "Não sou um cara tão organizado, mas eu me vi em uma situação muito caótica, de coisas muito óbvias".

Fátima apontou que Babu pediu por mais limpeza na cozinha. "Sim, mas não era um nível de exigência [absurdo], não era um TOC. Eu comecei a bater de frente. Vi que tinha muitas pessoas que queriam fazer VT, exibindo corpão e tal. Eu entrei em parafuso", comentou Babu.

O participante também disse que sabia que "o público corriqueiro do 'Big Brother'" não ia gostar dele. "Se alguém além dos meus amigos, que não são as pessoas que normalmente assistem 'BBB', comprasse minha história, eu ficava. Lá pelo sexto paredão eu entendi que alguém comprou", contou.

Luta contra preconceito

Babu falou ainda sobre as vezes em que abordou racismo no programa. "Eu vi pessoas que não eram maldosas, mas reproduziam maldade. São pequenos termos, pequenas coisas, que a gente tem que começar a rever. Não é ser chato, não é bater em quem faz", comentou.

"Não é uma pancada, é uma informação. A cor da minha pele é preta, o meu cabelo é crespo", continuou. "Eu vi gente que reclamou porque eu reproduzi esse ou aquele discurso. Tudo bem, isso faz parte de um crescimento".

"Naqueles momentos ali eu não queria fazer uma campanha, eu queria plantar uma sementinha naquelas 18 pessoas", completou.

O ex-participante ainda elogiou a colega Thelma, e disse que é "uma questão de representatividade ter uma mulher preta na final". "Esse sempre foi um dos meus planos. Eu e Thelminha na final", disse.