Topo

Prova de resistência, polêmica e lealdade: a trajetória de Thelma no BBB 20

Thelma - Reprodução/TV Globo
Thelma Imagem: Reprodução/TV Globo

Colaboração para o UOL, em São Paulo

27/04/2020 22h11Atualizada em 28/04/2020 00h28

A médica Thelma Assis é a grande campeã do BBB 20, depois de ser a única das três finalistas inscrita, e não convidada por ser famosa ou influenciadora nas redes sociais. A sister se destacou na casa por sua personalidade forte e centrada, sua lealdade com as amigas, a proximidade com Babu e muito fôlego para permanecer até o fim em todas as festas do programa.

Thelma recebeu 44,1% dos votos na final. A sister superou Rafa, que obteve 34%, e Manu, que obteve 21,9%.

Comunidade hippie e novas amizades

Thelma começou sua trajetória no reality fazendo amizade com Marcela, Gizelly e Pyong, no grupo que ficou conhecido na casa como "comunidade hippie". A sister participou ativamente do pedido de justiça das mulheres em relação a Hadson, Petrix, Lucas e Prior, após todas descobrirem que os homens da casa estavam criando um plano para desmoralizá-las diante do público.

Thelma e Lucas - Reprodução/Globoplay - Reprodução/Globoplay
Imagem: Reprodução/Globoplay

Thelma se revoltou ao saber das maquinações dos brothers, e sua inimizade com Lucas finalmente explodiu quando o brother decidiu que não iria contribuir com estalecas para a compra da semana, mas que planejava mesmo assim continuar comendo normalmente e usufruindo dos mesmos direitos que os demais. "Atitude escrota, você é um escroto. Se você quiser sair, saia de cabeça limpa, entendeu? Você vai sair com as atitudes escrotas que teve aqui dentro. Você é um macho escroto", gritou Thelma para Lucas, que foi eliminado pouco depois com 62% dos votos do público.

Sua ligação com a comunidade hippie, entretanto, mudou após receber o castigo do Monstro das mãos de Ivy e Daniel. Thelma se revoltou por ter sido escolhida, já que a dupla teve a oportunidade de colocar no Monstro outras pessoas com as quais não tinham nenhuma proximidade, como Babu e Prior. "Sejamos sinceros: Não estou criticando, todo mundo tem que passar por isso. Mas vocês que ficam falando tanto que tem medo do Babu, vocês não conseguem falar com ele. Eu só acho que tem de ser coerente com algumas coisas", disparou Thelma para Ivy.

Thelma 2 - Reprodução/Globoplay - Reprodução/Globoplay
Imagem: Reprodução/Globoplay

Thelma ficou ainda mais chateada quando se viu sozinha durante o castigo do Monstro, sem a companhia de Marcela ou Gizelly, que até então eram suas amigas mais próximas na casa. Foi nessa ocasião que a médica se aproximou de Manu e Rafa, que foram para o jardim lhe fazer companhia. O ocorrido afastou ainda mais Thelma de seu grupo inicial na casa, e criou um subgrupo da comunidade hippie, formado por Manu, Rafa e Thelma.

Amizade com Babu e lealdade

Mesmo tendo defendido de maneira ferrenha as amigas dos ataques de Prior, Petrix, Lucas e Hadson, Thelma sempre teve uma amizade profunda por Babu, que resolveu se aliar aos demais homens da casa. A sister não deixava de criticar a proximidade duvidosa de Babu com os demais brothers, mas em momento algum no jogo o abandonou ou deixou de falar com o ator.

Thelma e Ivy - Reprodução/Globoplay - Reprodução/Globoplay
Imagem: Reprodução/Globoplay

Após Babu ter ido para mais de sete paredões praticamente seguidos, Ivy resolveu mudar de voto e deixou de considerá-lo como opção de voto. Thelma imediatamente percebeu e discutiu com a mineira pela contradição, afirmando que Ivy estava tentando criar uma imagem de boa samaritana. "É o seguinte, eu não me importo que você votou em mim, mas quero entender. Eu vi você o programa todo dizendo que tinha medo de falar com o Babu, vocês rotulando ele de monstro, de violento, e daí depois de ele voltar de seis paredões, isso do nada muda? Parece que agora todo mundo quer defender o Babu nessa casa. Sempre pixaram o cara aqui dentro como monstro, então não dá pra pagar de boa samaritana depois de seis paredões que ele voltou", disparou Thelma, rindo da inconsistência de Ivy.

Thelma chora - Reprodução/GlobosatPlay - Reprodução/GlobosatPlay
Imagem: Reprodução/GlobosatPlay

Thelma se viu desesperada ao finalmente precisar votar em Babu para proteger suas amigas mais próximas na casa, e chorou ao ter que colocar o amigo no paredão para salvar Rafa. "Depois eu fiquei pensando que você já está indo para o oitavo Paredão, mas na hora foi com o coração mesmo. A Rafa compra minhas brigas", explicou a médica. Babu respondeu: "Realmente aqui, eu sou uma das pessoas que pensa um pouco diferente uma das outras... Não se sinta culpada. Doeu, doeu, mas não se sinta culpada. É a dinâmica do jogo. Também tenho meus critérios".

Prova de resistência e duas lideranças

A participação de Thelma na principal prova de resistência do BBB 20 foi marcante: após mais de 25h em pé agarrada a uma estrutura na área externa da casa, a sister venceu a disputa e Mari ficou imune. A vitória também trouxe problemas para Thelma, que teve uma discussão acalorada com Mari após a influenciadora digital sugerir que deixou a colega ganhar.

Thelma líder - Reprodução/Globoplay - Reprodução/Globoplay
Imagem: Reprodução/Globoplay

Em sua segunda liderança na casa, Thelma venceu uma prova de habilidade e imediatamente exerceu o voto do líder para emparedar Flayslane, seu desafeto na casa. As duas tinham se desentendido anteriormente, quando Flay chamou a colega de soberba. Thelma, por sua vez, deixou claro que desconfiava da postura da cantora na casa após ela ter decidido continuar ao lado de Lucas e Prior mesmo após as sisters terem descoberto as tramas dos brothers contra as mulheres do confinamento.

"É o que e falei ontem no meu discurso, algumas coisas não foram tão coerentes. O mais impactante foi quando todas as mulheres da casa se uniram por uma causa que todas concordaram, ela foi uma das que mais gritou, que mais quis dar a cara para bater, mas ela foi uma das primeiras a colocar em questão se era verdade ou não", argumentou Thelma falando sobre Flayslane.

Prêmio e preparação para a final

A menos de 24h da final do programa, Thelma venceu uma atividade promovida pela produção e ganhou um prêmio de R$20 mil. A sister comemorou muito, e agradeceu às amigas pelo apoio na casa.

"Gente, estou muito preparada para sair daqui agora. Fiz amigas, tive uma trajetória coerente com tudo que eu penso e acredito. Espero que o público tenha gostado do que a gente mostrou aqui", elogiou Thelma.