Topo

OPINIÃO

Stycer: 'Bonner está assumindo um pouco uma posição de professor'

Do UOL, em São Paulo

06/05/2020 04h00

O tom dos telejornais tem mudado em meio à cobertura da pandemia do novo coronavírus, com os âncoras adotando uma postura mais didática e fazendo orientação recorrente do uso correto de máscaras e alertando para o perigo da aglomeração de pessoas, casos de William Bonner no Jornal Nacional e Maju Coutinho no Jornal Hoje.

No podcast UOL Vê TV #26, Mauricio Stycer cita a situação em que Bonner falou sobre o uso incorreto de máscara pelo presidente da Câmara Federal, o deputado Rodrigo Maia (DEM-RJ), que não gostou da correção.

"Também acho curioso desse momento da Globo um misto também de um certo humor e o Bonner está assumindo um pouco uma posição de professor. Teve um dia que foi muito engraçado, que ele deu uma bronca no Rodrigo Maia, quando o Rodrigo Maia acabou de falar: 'o Rodrigo Maia está usando a máscara errado'. E o Rodrigo Maia, depois, furioso, respondeu e chamou o Bonner de doutor Bonner, de médico", afirma Stycer (disponível no vídeo acima a partir de 13:50).

O colunista do UOL chama atenção para a mudança de postura, com os apresentadores atuando de uma forma mais leve, como uma mudança interessante para aproximá-los do público.

"Eu acho bom isso também, é uma coisa que quebra o protocolo totalmente, é uma coisa que a gente é novo de ver realmente na televisão e eu espero que isso tenha uma vida para além desta crise", diz Stycer.

"A gente se acostumou com essa imagem do apresentador como cabeça falante, o talking head, lendo o teleprompter, e é bom ver que tem vida ali, que tem ser humano por trás, tem sentimento, tem humor, tem raiva. Ainda que infelizmente por causa dessa situação, acho uma consequência boa para o jornalismo da TV", completa.

Você pode ouvir o programa UOL Vê TV no Spotify, no Apple Podcasts ou em outros aplicativos de podcasts. No Youtube, a gravação do programa também é transmitida em vídeo. Podcasts são programas que podem ser ouvidos a qualquer hora e lugar —no computador, no smartphone ou em outro aparelho com conexão à internet. Os podcasts do UOL estão todos disponíveis em uol.com.br/podcasts.