Topo

Laham diz que contraiu covid-19 mesmo de máscara: 'Todo cuidado é pouco'

Juliano Laham - REPRODUÇÃO/INSTAGRAM
Juliano Laham Imagem: REPRODUÇÃO/INSTAGRAM

Guilherme Machado

Do UOL, em São Paulo

07/05/2020 04h00

Juliano Laham seguiu à risca as orientações da OMS (Organização Mundial da Saúde) para lidar com a pandemia do novo coronavírus. Ele ficou mais de um mês em casa e saía apenas para fazer compras no mercado. Mesmo assim, depois de ter falta de ar, dores no corpo e até mesmo de vomitar sangue, o ator foi diagnosticado com a covid-19, sendo que já tinha feito exames que deram negativo para a doença.

Em conversa com o UOL, o ator de "Malhação" e "Orgulho e Paixão" —além de ter ficado conhecido por uma participação no "BBB 16"— revela que não sabe como pode ter pegado a doença, sendo que estava em quarentena, mas também enfatiza que isso não é o mais importante.

"O que posso dizer é que todo cuidado é pouco", decreta, em um tom baixo, com a voz que parece ainda expressar o desgaste da saúde. "Minha linha de raciocínio é que temos que pecar pelo excesso de cuidado neste momento. O que pode ter acontecido é que em momentos no supermercado ou através do recebimento de alguma coisa na minha casa eu tenha tocado em alguma coisa, ou algo do tipo."

Ele reforça que sempre seguiu as orientações da OMS e recomenda limpar bem e higienizar cada produto que chega em casa, sempre usar máscara e álcool gel.

Depois de dias internado na UTI, o ator recebeu alta e diz que, apesar do medo, procurou não perder a fé.

Realmente é assustador. É um vírus que está matando muita gente, independentemente da faixa etária. Qualquer um que esteja no estado de saúde que eu fiquei sente medo. Ainda mais quando se trata de um vírus que está sendo estudado. Eu tento manter a calma, penso sempre positivo. Jamais perco a fé em Deus.

Juliano contou que 70% de seu pulmão foi acometido pelo vírus. Para piorar, ele ainda desenvolveu um quadro de miocardite viral, que já tinha tido há dois anos. Agora, fora do hospital, ele se recupera em casa, mantendo distância da própria família.

Ele também diz que o caso o fez refletir sobre si mesmo e sobre a importância de conscientizar as pessoas sobre as medidas de segurança.

Fica um aprendizado e um amadurecimento. Eu sempre dei importância ao isolamento, desde que começou. Sempre incentivei as pessoas a seguirem as recomendações. Agora, mais do que nunca, vou continuar alertando. É superimportante.