Topo

Soldados da 2ª Guerra admirariam luta contra covid-19, diz rainha Elizabeth

Rainha Elizabeth II fala sobre coronavírus em discurso sobre 75º aniversário do fim da Segunda Guerra Mundial - reprodução/BBC
Rainha Elizabeth II fala sobre coronavírus em discurso sobre 75º aniversário do fim da Segunda Guerra Mundial Imagem: reprodução/BBC

Do UOL, em São Paulo

08/05/2020 18h19

A rainha Elizabeth 2ªse dirigiu ao Reino Unido hoje, dia que marca o aniversário de 75 anos do fim da Segunda Guerra Mundial, registrado em 8 de maio de 1945, e fez um discurso em que pede que o povo não perca a esperança na luta contra o novo coronavírus.

"Quando eu olho para o nosso país hoje, eu vejo o que estamos dispostos a fazer para proteger e apoiar uns aos outros. Eu digo com orgulho que ainda somos uma nação que aqueles bravos soldados admirariam", disse.

"O maior tributo ao sacrifício deles [combatentes mortos] é que os países que um dia foram inimigos declarados são, agora, amigos trabalhando lado a lado pela paz, saúde e prosperidade de todos nós", acrescentou a monarca.

Ela lamentou pelo fato de que a população não pode ir às ruas para festejar o chamado "VE Day", o "Dia da Vitória" na Europa. Porém, o discurso reforçou o pedido das autoridades britânicas para que as pessoas permaneçam em casa.

"Hoje, pode parecer difícil que nós não possamos marcar este aniversário especial do jeito que gostaríamos, mas, em vez disso, nós os lembraremos em nossas casas. As nossas ruas não estão vazias, estão cheias com o amor e o cuidado que temos uns pelos outros", afirmou a rainha.

O discurso foi gravado no castelo de Windsor, a cerca de 40 km de Londres, onde Elizabeth, 94, e o marido, o príncipe Philip 98, instalaram-se quando a pandemia começou.

"No começo, as perspectivas pareciam sombrias; a saída, distante; o resultado, incerto", comentou ela, lembrando a Segunda Guerra. "Mas continuamos acreditando que a causa era justa, e esta convicção nos sustentou. Nunca percam a esperança, esta era a mensagem do Dia da Vitória na Europa."

A mensagem foi exibida pela BBC às 20h locais, mesma hora em que o pai da rainha, rei George Jorge VI, falou no rádio em 8 de maio de 1945.

Este foi o segundo pronunciamento de Elizabeth 2ª na TV durante a pandemia do novo coronavírus, que já deixou mais de 31 mil mortos no Reino Unido, segundo país com mais vítimas fatais da doença.

O 8 de maio costuma ser festivo no Reino Unido, pois os britânicos celebram a capitulação do regime nazista frente aos aliados, ocorrida há 75 anos. Devido à pandemia, as comemorações foram canceladas e os britânicos foram convidados a lembrar a data em casa.

Às 10h locais, a população respeitou dois minutos de silêncio após uma exibição da Força Aérea Real no céu de Londres.

*Com informações da AFP