Topo

Victor Hugo rebate ofensas e quer se acertar com Manu: 'Tinha pôster dela'

Victor Hugo, psicólogo que participou do BBB 20 - Reprodução/Instagram
Victor Hugo, psicólogo que participou do BBB 20 Imagem: Reprodução/Instagram

Daniel Palomares

Do UOL, em São Paulo

08/05/2020 04h00

A atenção dos fãs do "BBB 20" se voltou para Victor Hugo na última semana. Durante uma live no Instagram, Gizelly comentou que o ex-brother estava sofrendo com ofensas ao sair de casa e também em suas redes sociais.

Depois de uma mobilização que incluiu os fãs dela e de outros brothers, como Marcela, Guilherme e Prior, Victor Hugo recebeu uma chuva de elogios e comentários positivos no Instagram, até mesmo de celebridades como Alok e João Vicente de Castro. "Fiquei muito emocionado e grato. Isso mostra que não estamos sozinhos", festeja ele, em papo com o UOL.

Nas poucas vezes em que saiu de casa durante a quarentena e foi reconhecido nas ruas, Victor relembra que recebeu ofensas do povo. "Muita gente me trata superbem, grita meu nome ou relembra algum meme. Mas tem pessoas que são indelicadas também, fazem bullying, me xingam", lamenta. "Minha família sofre com tudo isso, mas me ajuda e me dá conforto. Sentia muito de ver como esses ataques deixavam todos tristes", relembra.

O ex-brother ainda continua: "Essas ofensas mexem com a autoestima, mexem com o que pensamos, com nossa perspectiva de futuro. Vivi tanta coisa em tão pouco tempo para ser desmerecido. Acho desproporcional, incorreto e me incomoda bastante", desabafa.

9131 dias (25 anos) x 50 dias (#BBB20) - parte 1 de 2 Durante 9131 dias da minha vida eu: fui ótimo filho, nunca dei trabalho pros meus pais, me esforcei muito para ter todas as notas máximas no meu mestrado na USP, ganhei prêmio de segundo melhor trabalho sobre estresse num congresso internacional, escalei vulcão, construí igreja, compus 111 músicas, montei grupos e quartetos musicais, ajudei refugiados, dediquei 2 anos da minha vida como missionário, organizei feiras de saúde pra comunidade sem cobrar nada, virei noites acolhendo amigos, sobrevivi a uma pane elétrica num avião, trabalhei como segurança, como locutor de rádio, como professor, quase me tornei pastor, fiz curtas-metragens, já escrevi capítulo de livro sobre voluntariado, fui presidente de grêmio, fiz pesquisa em universidade estrangeira, alfabetizei crianças, organizei campanhas pra conseguir alimentos e roupas, fiz 2 faculdades e 1 pós enquanto trabalhava produzindo musicais no teatro, gravei DVD, fiz caravana científica, fui missionário na Bolívia, Chile, EUA e Austrália, desenvolvi app de apoio aos assexuais, dei muito atendimento psicológico a moradores de rua de graça, já morei só, na favela, quartinho de quintal, já tive dias que eu não tinha o que comer, já dormi na praça, já me apaixonei, já fiz promessas e cumpri, vi minha mãe vencer um câncer horrível, dirigi reality show, escrevi série e novela, a única vez que fui pra diretoria foi pq minha novelinha que eu distribuía num portfólio por toda a escola foi censurada, nenhuma multa de trânsito, planejo uma adoção solo desde meus 23 anos, fiz eurotrip em família pra realizar o sonho da minha mãe... Durante 50 dias: exposição, julgamento, ataques, insegurança, ansiedade, alegrias, conquistas. Como eu vejo 50 dias: um sonho, aprendi, acertei, errei, fugi, enfrentei, me superei, podia ter tido mais equilíbrio emocional e ir mais longe, mas dei meu melhor, viveria tudo de novo, só que fazendo melhor, fiz amizades incríveis. Como me julgam por 50 dias: falso pra caralho, apóstata, pombo, fraco, gordo, vive numa realidade paralela, gay enrustido, assexual de Taubaté, vergonha da comunidade LGBT, da igreja, do Maranhão, dos psicólogos...

A post shared by Victor Hugo (@victorhsteixeira) on

Cultura do cancelamento

Dentro do "BBB", Victor Hugo ficou marcado por suas combinações de voto e pela briga com Manu Gavassi durante uma das festas. Tudo culminou em sua eliminação com o maior índice de rejeição da 20ª temporada: 85% dos votos do público. Enquanto nomes como Pyong e Prior, que se envolveram em polêmicas mais sérias dentro e fora do confinamento, seguem com uma legião de fãs, ele foi um dos "cancelados" pelo público na edição.

Acho ridículo. Essa história de cancelamento parte de pessoas mal-intencionadas, que se acham donas da razão e que não conseguem ter empatia pelos outros. Isso é a sociedade regredir muito. É uma pena

Victor acredita que as ofensas que recebe estão diretamente ligadas à sua sexualidade e também à sua aparência. "Muitos gays dizem que sou um gay enrustido, que não quero me assumir. Isso parte do desconhecimento do que é ser assexual, mas não justifica usar de agressividade ou de termos pejorativos. Outras pessoas fazem comentários homofóbicos e gordofóbicos. Está relacionado diretamente", sugere.

Quanto ao tratamento recebido por outros brothers, ele não arrisca um palpite. "Às vezes, outras pessoas do 'BBB' também estão passando por esse linchamento e estão abafando o caso. Eu só penso na minha história, não me comparo aos outros. Tudo o que acontece comigo vem como aprendizado de algo maior."

Depois do programa

Mesmo diante dos haters que surgiram depois de sua participação no "BBB 20", Victor Hugo não se arrepende de ter entrado no programa. "Jamais me arrependeria, inclusive participaria de novo! Foi a melhor coisa que aconteceu na minha vida!", festeja.

Dentro da casa, o ex-brother acredita que poderia ter evitado a tão falada briga com Manu Gavassi e quer ter a chance de se acertar com ela agora. "Não me orgulho daquele momento. Podíamos ter resolvido aquilo de outra forma", reflete. "Espero que ela me dê essa oportunidade agora. Não guardo rancor."

Sempre gostei muito da Manu, admirava ela antes do programa. Ela marcou minha adolescência. Tinha um pôster dela em casa. Lá no 'BBB', eu não sabia se estava lidando com a Manu participante ou a Manu de quem eu era fã

Victor também foi criticado por, logo depois de sua eliminação, ter afirmado que Thelma era uma planta e que deveria desistir do jogo. O "BBB 20" acabou, e ela se consagrou campeã.

Mandei uma mensagem para a Thelminha, pedindo desculpas. Eu estava muito eufórico e não tinha noção do que estava falando. Mas quero deixar claro: quando eu saí, ela não tinha tanto destaque. Muita coisa mudou. Ela cresceu muito, e eu mudei de ideia.

Para o futuro, Victor Hugo quer se dedicar à carreira como roteirista e sonha em criar e colaborar com novelas. Também pensa em gravar suas composições e cogita até um projeto de reality show musical. No âmbito pessoal, o ex-brother também se anima.

"Pretendo emagrecer, estou muito focado, fazendo exercício físico e dieta restrita. Quero tratar a acne no meu rosto. Tudo para ter mais saúde, participar de mais campanhas publicitárias e ter mais autoestima."