Topo

OPINIÃO

Flávio Ricco: 'Pandemia mostra maneira menos cerimoniosa de fazer TV'

Do UOL, em São Paulo

09/05/2020 04h00

Com a pandemia do novo coronavírus, as emissoras de TV estão adaptando parte de seus programas e não é diferente com o telejornalismo, que tem utilizado de teleconferência e outros recursos, mas ainda há alguns fatores mais tradicionais, como as bancadas em que ficam os âncoras.

No podcast UOL Vê TV #26, o jornalista Flávio Ricco analisa as mudanças que as emissoras estão tendo de fazer devido à pandemia e o que ele espera que possa vir ser aproveitado futuramente na televisão.

"Essa pandemia está mostrando para a gente que existe uma maneira nova e bem interessante de fazer televisão, que eu acho que a televisão podia seguir depois disso aqui um caminho completamente diferente daquele que ela, até manter alguns hábitos que mantém, por exemplo, toda aquela cerimônia em apresentar um telejornal, não precisa disso, não, para que bancada, por exemplo? Não tem mais papel, a pessoa lê o teleprompter, bota um outro negócio, inventa outra coisa, torna a coisa mais simples, mais original", afirma Ricco (disponível no vídeo acima a partir de 16:17).

"Conversa mais com o telespectador. Antes existia aquela importância, aquele dever de manter uma distância para o público e tal, hoje essa informalidade, essa forma de um tratar o outro eu acho que é essencial até nos meios de comunicação. A coisa tem que ser mais conversada, mais dialogada. Não é uma notícia imposta, é uma notícia colocada, eu acho que tem que ir por aí, o mundo está mudando, eu acho que a televisão pode seguir caminhos bem novos e bem mais interessantes a partir de agora", completa o colunista do UOL.

Você pode ouvir o programa UOL Vê TV no Spotify, no Apple Podcasts ou em outros aplicativos de podcasts. No Youtube, a gravação do programa também é transmitida em vídeo. Podcasts são programas que podem ser ouvidos a qualquer hora e lugar —no computador, no smartphone ou em outro aparelho com conexão à internet. Os podcasts do UOL estão todos disponíveis em uol.com.br/podcasts.