Topo

Artistas homenageiam Rubem Fonseca, que completaria 95 anos

Claudia Abreu, Miguel Falabella e Tony Ramos - Reprodução/Instagram
Claudia Abreu, Miguel Falabella e Tony Ramos Imagem: Reprodução/Instagram

Colaboração para o UOL, em São Paulo

11/05/2020 18h07

O escritor Rubem Fonseca comemoraria 95 anos hoje. Ele morreu há quase um mês, deixando um imenso legado para a literatura nacional.

Por ocasião de seu aniversário, muitos artistas homenagearam Rubem nas redes sociais. A atriz Cláudia Abreu — casada com José Henrique Fonseca, filho do escritor — publicou no Instagram um vídeo em que aparece lendo um trecho de um livro escrito pelo autor e pediu para que outros fizessem o mesmo.

"Hoje o nosso amado Rubem Fonseca faria 95 anos! Vamos celebrar sua vida e sua literatura! Poste a leitura de um trecho da sua obra e participe desta homenagem. Viva Zé Rubem!", pediu a atriz, que gravou seu vídeo embaixo de uma árvore plantada por Rubem.

Tony Ramos aderiu à homenagem e fez um vídeo falando sobre a importância da obra de Rubem em sua vida. "Nunca tive intimidade com o Rubem, mas não precisa: basta a obra dele para falar do grande homem, do grande brasileiro, que foi fisicamente o grande Rubem Fonseca", disse o ator.

#rubemfonseca95

Uma publicação compartilhada por Cláudia Abreu (@claudiaabreu_atriz) em

Já Guilherme Weber leu um trecho do livro "O Seminarista", publicado por Rubem em 2009 e que alcançou enorme sucesso de público e crítica. "O Rubem foi um dos mestres que me fizeram amar a literatura", confessou.

#rubemfonseca95 @guilherme.weber

Uma publicação compartilhada por Cláudia Abreu (@claudiaabreu_atriz) em

Por sua vez, o ator, diretor e dramaturgo Miguel Falabella escolheu fazer a leitura de um trecho de outro dos textos famosos de Rubem, "Passeio Noturno", e aproveitou para celebrar a vida do escritor.

#rubemfonseca95 @miguelfalabellareal

Uma publicação compartilhada por Cláudia Abreu (@claudiaabreu_atriz) em

Marcos Palmeira tem uma ligação especial com Rubem: foi ele quem deu vida a Mandrake, personagem criado pelo autor, em uma série que levou o mesmo nome, exibida na HBO. "O Rubem Fonseca é muito importante na minha vida. Além de ser pai de um dos meus melhores amigos, ele é um autor que, talvez, me deu um dos meus personagens mais importantes: o Mandrake. Então vou ler um trecho do 'Mandrake' em homenagem a ele", ponderou.

@novafronteira @agenciariff #rubemfonseca95 #editoranovafronteira #agenciariff

Uma publicação compartilhada por Marcos Palmeira (@marcospalmeiraoficial) em