Topo

Internada há 3 anos, Vanusa é homenageada pelo filho: 'Não tem sido fácil'

Vanusa e Rafael Vanucci - Reprodução/ Instagram
Vanusa e Rafael Vanucci Imagem: Reprodução/ Instagram

Colaboração para o UOL, em São Paulo

11/05/2020 19h57

O filho de Vanusa, Rafael Vanucci, escreveu um longo texto em seu Instagram para homenagear a cantora por conta do Dia do Mães, comemorado no último domingo.

No texto, ele falou sobre o estado de saúde da veterana artista, uma das mais icônicas da MPB. De acordo com Rafael, ela continua internada em uma clínica de São Paulo para tratar a depressão, e diz que não pode visitá-la por causa da pandemia do novo coronavírus.

"Mãe, só queria te dizer obrigado, tudo que me tornei foi observando você, sua luta e sua história são admiração, sair de casa aos 17 sendo xingada pelo próprio pai que você não prestava porque queria ser artista. Aos 19 venceu na musica, se tornou referência para as mulheres, foi a primeira cantora a levantar a bandeira do publico gay, ter revolucionado a musica com suas canções, a primeira cantora a mostrar a barriga na capa de uma revista, ter mostrado para as mulheres que elas deveriam buscar o amor e não ficar em casamentos fracassados, ter lutado contra violência doméstica da mulher, ter feito uma música que apresentava na época Chico Xavier para o Brasil, dentre outros feitos tão importantes", disse ele no primeiro trecho da mensagem.

Ele continuou: "Eu vivi ao seu lado aprendendo todos os dias, só posso agradecer a Deus por ter nascido do seu ventre. Confesso não estar sendo fácil passar este Dia das Mães longe de você, já passei alguns por conta de distância e muitas vezes por você ser referência de mãe estava fazendo shows no Dia das Mães, mas este não poder te ver por que você está internada e isolada por conta de um vírus me causa uma impotência muito grande, até porque não sei se terei outro dia das mães ao seu lado", lamentou.

"Mas você me ensinou a ser forte, então vamos seguir em frente! Te amo muito! Deus te abençoe grandemente", finalizou Rafael.

Vanusa foi internada em agosto de 2017, após uma série de situações públicas que deixaram evidente que havia algum problema com a cantora. Na época, foi noticiado que ela estava viciada em calmantes para combater a depressão. Pouco tempo depois da alta, ela precisou ser internada novamente.

Em outubro do ano passado, em entrevista para o Jornal Extra, Rafael levantou a hipótese da mãe ter Mal de Alzheimer. "Ela continua internada, fazendo tratamento para depressão, e os médicos vão pedir uma bateria de exame, porque há uma suspeita que ela possa estar com Alzheimer. Pode ter algum indício muito pequeno ou não ter, mas a gente está achando que tem", disse ele na época, acrescentando que ela chegou a perder 30 quilos.