Topo

Dona de meme, cantora explica por que 'Fina Estampa é ruim demais'

Cantora Mel viralizou com meme sobre "Fina Estampa" - Reprodução/Instagram
Cantora Mel viralizou com meme sobre 'Fina Estampa' Imagem: Reprodução/Instagram

Guilherme Machado

Do UOL, em São Paulo

12/05/2020 04h00

A cantora Candy Mel era grande fã de "Amor de Mãe" e ficou frustrada quando a trama de Manuela Dias foi suspensa por conta da pandemia do novo coronavírus. A situação ficou ainda mais triste com a reprise de "Fina Estampa", que substitui a novela no horário das 21h. Mel não é exatamente entusiasta do folhetim de Aguinaldo Silva e para mostrar isso, ela decidiu escreveu uma mensagem da janela de sua casa e compartilhar nas redes sociais: "Fina Estampa é ruim demais". Foi um estouro!

A imagem circulou a web e virou um meme instantâneo, surpreendendo a cantora. O conjunto da obra também ajudou.

"Não dava para sair na rua para fazer. A gente divide um apartamento, é grande, tem um espaço legal, e as janelas dão essa impressão de que tem alguém do outro lado tirando a foto", explica ela ao UOL.

A inspiração veio da página do Instagram "Dudewithsign", do norte-americano Seth Phillips, que posa para fotos de óculos escuros enquanto segura uma placa, que sempre contém um protesto engraçado, como "Sua mãe nem tem Instagram", no Dia das Mães e "Parem de postar seus prints do Zoom", em referência à quarentena.

"A gente ficou meio carente [de 'Amor de Mãe'], sou uma pessoa que gosto muito de novela. Até para criticar a gente precisa assistir as coisas. É meio boba [a manifestação], sem nenhuma pretensão maior, foi só meio que uma forma de mostrar a falta que eu estava sentindo da novela que estava passando. Foi uma brincadeira feita mais para descontrair mesmo. Mas percebi que várias pessoas estavam concordando comigo", declara Mel.

Realmente, as palavras de Mel encontraram respaldo no público. Mas afinal, por que ela acha Fina Estampa ruim demais?

É uma novela que passou há muito tempo, entendo que a linguagem, a estética da novela passou em uma outra geração, os tempos eram outros. Mas mesmo assim: o meu problema com 'Fina Estampa' é que não é uma história atemporal, como poderiam ter sido outras novelas. Tem um enredo que eu, particularmente, não curto muito. Tem muitos atores e atrizes incríveis, mas o enredo não é dos que me agradam.

Ela reforça que seu comentário foi feito em tom de brincadeira: "A gente não pode julgar uma coisa como ruim demais, ou como incrível demais sem dar os porquês. Mas pelo próprio contexto da novela, quis fazer mais uma brincadeira. A novela é 'assistível', mas não agrada meu gosto".

Tempos de Pandemia

Para Mel, o momento de medo provocado pelo novo coronavírus ajuda memes como o que ela produziu a fazerem sucesso na internet.

"Foi além da minha plataforma. Eu percebi que também existe um momento de tédio das pessoas em casa, todo mundo acaba prestando muita atenção nas redes sociais, principalmente nas coisas mais engraçadas, por conta de uma fuga também, desse momento de covid-19. Está todo mundo tenso, então qualquer coisa que seja engraçada e minimamente universal as pessoas vão compartilhar", opina.

Ela, que integrou a Banda Uó, está desenvolvendo outros projetos artísticos e diz que gostaria que seu trabalho tivesse a mesma repercussão que o meme.

Gostaria que meus trabalhos como cantora, como roteirista, apresentadora, tivessem chegando tão longe quanto o meme. Mas é uma questão de linguagem, as pessoas gostam mais do meme.

Mel também defende que o momento de isolamento social deve ser usado para aprendizados.

"É um momento que o mundo inteiro está vivendo. O que penso é que a gente precisa aceitar esse momento de colapso, de reserva, de 'depressão' que a gente está vivendo e entender que não dá mais para sermos protagonistas sozinhos. A gente precisa se unir, até para isso passar o quanto antes. Obviamente a gente quer se movimentar, produzir. Mas tem outras que a gente consegue fazer em casa. Enquanto cantora muitas coisas tem sido frutíferas, tenho dado mais atenção às produções do meu trabalho".