Topo

Ativista em 'Aruanas', Débora Falabella critica governo por meio ambiente

Débora Falabella durante a pré-estreia de "Aruanas, em Londres - Globo/Divulgação
Débora Falabella durante a pré-estreia de 'Aruanas, em Londres Imagem: Globo/Divulgação

Guilherme Machado

Do UOL, em São Paulo

13/05/2020 04h00

Em "Aruanas", Débora Falabella interpreta Natalie, uma jornalista que busca a verdade, doa a quem doer, e que usa seu trabalho para auxiliar a ONG Aruana, que luta pela defesa da Amazônia. Na vida real, a atriz vê sua personagem se potencializar no atual momento político. Inclusive, ela reparou na coincidência de que, pouco tempo depois do presidente Jair Bolsonaro (Sem partido) mandar um jornalista "calar a boca", sua personagem declarou no seriado que o papel do jornalismo é justamente colocar o dedo na ferida.

"A gente precisa ter a percepção de que estamos lidando com algo que não é normal. Durante muito tempo, no início desse governo, acho que as pessoas estavam lidando com ele de uma forma muito normal, como se fosse só uma pessoa que fala coisas absurdas. Agora está muito explícito. Não sei como que a gente não trata essa pessoa [Bolsonaro] como um louco, um lunático, há muito tempo", declara ela em entrevista.

Ela diz que a resposta do atual governo à pandemia do novo coronavírus só reforçou suas visões.

"Vejo com muita tristeza o que está acontecendo com o nosso país agora. Acho que já é um momento muito difícil para o mundo. O que a gente escuta [no Brasil] é muito vergonhoso, absurdo. Chegou em um momento em que não dá mais para fingir que isso é normal. A gente está precisando defender a vida e estamos lidando com um governo que está fechando os olhos para isso e ao mesmo tempo tenta atacar quem está defendendo. Hoje no nosso país a gente está lidando com duas virulências [o governo e o coronavírus]", frisa ela.

Ativismo e defesa do meio ambiente

Protagonistas da série "Aruanas" - Fábio Rocha/Globo - Fábio Rocha/Globo
A série 'Aruanas' conta a história de um grupo de ativistas que lutam para proteger a Amazônia
Imagem: Fábio Rocha/Globo

Em sua pesquisa para compor a personagem, a atriz visitou a Amazônia e conheceu ativistas reais, algo que, nas palavras dela, a transformou.

"Para a série a gente começou com muita informação ligada ao ativismo ambiental, fizemos uma preparação no Greenpeace, que é a mesma preparação dos que se tornam voluntários. O Greenpeace foi transformador para mim: eu ouvia falar, via as matérias, achava incrível, mas quando você conhece, conversa com aquelas pessoas, você tem uma sensação mesmo que eles são heróis", relembra.

Débora também reforça que é preciso defender a atuação de ativistas: "O Brasil tem um número horrível: é o país onde mais se mata ativistas. Isso é muito triste. O interessante da série é mostrar é que ativistas são pessoas reais, que estão lutando por algo de um bem maior. Elas poderiam estar dentro de suas casas, não se preocupando com isso".

Quando "Aruanas" estreou no Globoplay no ano passado, foi durante o auge das queimadas na floresta, e o seriado pareceu ganhar outro significado naquele momento, algo que, na visão da atriz, também se faz presente agora.

A série foi escrita há muito tempo, acho que a Amazônia já vem sofrendo há muito tempo, com governos anteriores também. Mas agora a gente chegou nas vias do absurdo. Se trata da nossa sobrevivência defender a natureza, a floresta, nossos recursos naturais. Quem é contra isso é contra a vida. É muito claro que não estamos levantando uma questão política controversa, estamos falando de algo de um bem geral, que precisa ser defendido.

Três vezes Débora

Débora Falabella e Adriana Esteves Avenida Brasil  - Divulgação  - Divulgação
Débora Falabella e Adriana Esteves em 'Avenida Brasil'
Imagem: Divulgação

Débora não pode atuar no teatro por conta da pandemia, mas nem por isso o público fica sem vê-la. Além de "Aruanas", ela estava na reprise de "Avenida Brasil" (2012), que terminou recentemente no "Vale a Pena Ver de Novo", e continua no ar também na reprise de "O Clone" (2001), no Viva.

"Achei uma loucura, um túnel do tempo. As novelas que foram mais marcantes, não de personagem, porque tive muitos trabalhos que adorei ter feito, mas para o público, que me deixaram muito conhecida, foram justamente 'O Clone' e 'Avenida Brasil'. É interessante observar e para mim é uma retrospectiva boa, não vejo mais com crítica", comemora ela.

Ela também conta que reviu a "Avenida Brasil" com muito prazer: "Rever 'Avenida Brasil' para mim agora foi um deleite. Na época você está muito envolvido com as gravações, você assiste de uma outra maneira, assiste também para corrigir seus erros, entender o que está acontecendo. Agora assisti como espectadora. Quando você assiste um trabalho desses você também uma retrospectiva do que estava acontecendo na sua vida naquele momento".