Topo

Menina que trocava máscaras por comida no Rio é encontrada por Luciano Huck

Ana Júlia, que trocava máscaras por alimentos no Rio, recebe ligação de Luciano Huck - Reprodução/Instagram
Ana Júlia, que trocava máscaras por alimentos no Rio, recebe ligação de Luciano Huck Imagem: Reprodução/Instagram

Colaboração para o UOL, em São Paulo

13/05/2020 23h43

Durante todo o dia de ontem, uma foto viralizou nas redes sociais: uma menina, parada em um semáforo no Rio de Janeiro, empunhando um cartaz dizendo que trocava máscaras de proteção contra o novo coronavírus por comida.

Diversos artistas se solidarizaram com a situação da criança. Nego do Borel foi um dos primeiros a republicar a foto em seu perfi no Instagram. "Meu Deus", comentou ele. O ator Jonathan Azevedo também fez comentários sobre a situação. "Essa foto me machuca, porque eu me vejo nessa foto. Eu me vejo nessa foto. Vejo meus familiares nessa foto, a história do Brasil está nessa foto. A gente tem que ter um pouco de empatia".

Meu Deus

Uma publicação compartilhada por Nego do Borel (@negodoborel) em

Na noite de hoje, Luciano Huck publicou um vídeo em seu Instagram afirmando que dormiu e acordou pensando na imagem da garota trocando as máscaras por alimento. "Ontem a noite, quando deitei na cama para ir dormir, eu tava olhando as redes sociais e, sendo justo, eu olhei o perfil do Nego do Borel, meu amigo que eu gosto, e eu vi essa foto. Isso me cortou o coração mesmo. Aí eu postei essa foto na sequência perguntando se alguém sabia quem era essa menina", explicou o apresentador.

"Graças a Deus, com o alcance das redes sociais, em poucos minutos a Giuline, que trabalhou comigo no Caldeirão, viu a postagem, começou a fuçar, foi atrás e encontrou", comemorou.

Luciano então revelou que a menina se chama Ana Júlia, e estava nas ruas do Rio acompanhada da mãe, Silvana, que perdeu o emprego de faxineira durante a crise e precisou tomar essa atitude para cuidar das filhas. Através de Giuline, o apresentador conversou com as duas, que se emocionaram bastante ao perceber com quem estavam falando por chamada de vídeo.

Ana Júlia contou que mora com a mãe, a tia e seus três irmãos, e que Silvana cuida sozinha da família. Silvana, por sua vez, disse que nunca havia precisado ir para as ruas para pedir comida em toda a sua vida. "Nunca na minha vida, é a primeira vez, mas eu tenho vergonha dos outros acharem que eu estou pedindo, que eu estou usando minha filha para poder pedir, e eu jamais faria isso", contou ela, emocionada.

Questionada por Luciano se era a primeira vez que faltava comida em casa, Silvana foi sincera: "Faltavam algumas coisas, coisas que a gente daria um jeito, mas agora foi de verdade. Você abrir um armário e não ter nada para comer. Não ter dinheiro para comprar um pão para o filho", explicou. Em seguida, Luciano explicou que solicitaria os contatos de Silvana para, segundo ele, "ajudar no que for preciso".

Em mensagem enviada ao jornal O Globo, Huck explicou sua atitude: "Fiquei imaginando os meus filhos, que têm a mesma idade (de Ana Júlia), naquela situação. Como eu tenho dito com bastante frequência: a solidariedade tem que ser mais contagiosa que o vírus", afirmou.

Ana Julia, que bom que nos encontramos pelo caminho.

Uma publicação compartilhada por Luciano Huck (@lucianohuck) em