Topo

Rainha quer voltar logo à vida pública: 'Ela não vai reinar pela internet'

Rainha Elizabeth II - Victoria Jones/PA Wire/Pool via REUTERS
Rainha Elizabeth II Imagem: Victoria Jones/PA Wire/Pool via REUTERS

Do UOL, em São Paulo

14/05/2020 13h41

Resumo da notícia

  • Rainha Elizabeth 2ª não pretende diminuir compromissos públicos após quarentena
  • Fonte de revista disse que monarca está 'ansiosa' por retorno à rotina após isolamento
  • 'Ela não vai reinar pela internet', definiu

A rainha Elizabeth 2ª está ansiosa para voltar à vida pública assim que for seguro em meio a pandemia do novo coronavírus. Segundo fontes da Vanity Fair, rumores de que a crise pode ocasionar uma mudança permanente no estilo de reinado da monarca são infundados.

"Ela não vai reinar pela internet", comentou um oficial do palácio. "Ela está mais do que disposta a voltar a fazer o tipo de trabalho que sempre fez. Ela acredita que as pessoas precisam vê-la de verdade".

"A ideia de que será mais raro vê-la em público depois desta crise não é realista. A rainha certamente planeja retomar a sua rotina, e acredito que ela vá trabalhar mais duro do que nunca quando isso for possível", completou a fonte da revista.

'Uma linha delicada'

Decidir o momento de voltar à vida pública, no entanto, é um aspecto "delicado". "A rainha não pode ser vista como se estivesse desrespeitando as recomendações de isolamento do governo, mas ela já se mostrou ansiosa para voltar ao trabalho", disse outra fonte próxima à família real.

"Eu acho que ela voltará a ter reuniões particulares com oficiais de governo e outros convidados em breve. Em algum ponto do futuro, o trabalho em eventos mais públicos também será retomado", refletiu.

"Ela ainda está recebendo as 'caixas vermelhas' [com notícias do dia e decisões tomadas pelo governo], e tem a sua audiência particular com o primeiro-ministro semanalmente. Não há nenhuma possibilidade dela se afastar de suas responsabilidades", declarou.

Vida em quarentena

Enquanto está em isolamento no castelo de Windsor, no entanto, a rainha Elizabeth está aproveitando para retomar um de seus passatempos favoritos: andar a cavalo. Segundo a fonte da Vanity Fair, a monarca está "de ótimo humor" na sua quarentena.

"Uma das melhores coisas deste momento é que ela pode passar mais tempo com o seu marido [o príncipe Philip] do que seria possível normalmente. Eles jantam juntos todos os dias, e eu imagino que a rainha é daquela geração que está acostumada a se arrumar para a hora do jantar", disse.