Topo

'Temos consciência de que nosso filho já nasce privilegiado', diz Gagliasso

Bruno Gagliasso já é pai de Titi e Bless e aguarda o nascimento do terceiro filho - Reprodução/Instagram
Bruno Gagliasso já é pai de Titi e Bless e aguarda o nascimento do terceiro filho Imagem: Reprodução/Instagram

Do UOL, em São Paulo

14/05/2020 15h42

Bruno Gagliasso está prestes a ser pai novamente e contou algumas de suas preocupações com a criação do filho mais novo. Ele também revelou ter refletido sobre o chamado "complexo do branco salvador" e prefere se colocar como ouvinte nesta discussão.

O ator e a apresentadora Giovanna Ewbank já são pais de Titi, de 6 anos, e Bless, de 5, que foram adotados após viagens ao Malawi. Agora esperam o primeiro filho biológico, que está previsto para nascer em junho.

"Temos consciência de que nosso filho já nasce privilegiado, branco, de olho claro. O papo com ele terá que ser outro. Quando Titi soube, disse: 'Vai ser a cara do papai: branquinho e de olho azul'. Foi lindo presenciar a naturalidade com que ela falou isso. Ninguém nasce racista. O que a gente vivencia e ouve por aí faz essa construção. Somos conscientes de que nós, brancos, temos mesmo uma dívida eterna com os negros. Buscamos trazer para o nosso cotidiano questões sobre preconceito, adoção, racismo através de livros e conversas. Trazemos líderes negros como referências, isso aproxima, faz eles terem orgulho", contou em entrevista para o jornal O Globo.

Alguns representantes de movimentos negros levantam discussões sobre pessoas que fazem turismo em comunidades pobres, como em países africanos, e depois exibem fotos sem autorização em redes sociais. Neste contexto, Gagliasso analisa suas ações.

"Pelo que leio e aprendo, a discussão sobre branco salvador é sobre métodos, intenções e objetivos. Meu lugar nessa discussão é de escuta e aprendizado para não reproduzir isso. Ir à África e ficar mostrando a pobreza, que todo mundo já sabe, não é legal, assim como não é legal fazer isso aqui na favela. Mas me sinto confortável em tirar uma foto do esgoto a céu aberto em uma comunidade e cobrar providências do governo. Acho que tudo é questão de bom senso, de como você se posiciona e lida com o que te toca", disse.

O ator, que fará parte do elenco de duas novas séries da Netflix, também fez críticas às atitudes do presidente Jair Bolsonaro (sem partido) diante da pandemia do novo coronavírus.

"Estou vendo muitas pessoas que achavam ser só uma gripezinha voltando atrás no discurso. Infelizmente, o nosso presidente não tem essa capacidade. Mas muitos apoiadores dele estão pulando fora. Quero acreditar que essa pandemia está ressignficando nossos valores. Quem sabe nosso filho que está vindo aí possa partilhar com os irmãos um mundo mais igual, em que o afeto e o amor não sejam piegas?", declarou.