Topo

Marina Ruy Barbosa pede adiamento do Enem: Sobrevivência tem de estar acima

Marina Ruy Barbosa entrou em campanha para adiar o Enem - Reprodução/Instagram
Marina Ruy Barbosa entrou em campanha para adiar o Enem Imagem: Reprodução/Instagram

Do UOL, em São Paulo

16/05/2020 16h37

Marina Ruy Barbosa se juntou ao coro de famosos que pedem pelo adiamento da edição deste ano do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio). A prova serve como vestibular para várias universidades brasileiras, mas vários estudantes estão impossibilitados de estudar no momento por conta da pandemia de covid-19.

"A pandemia tá aí, jogando na nossa cara, com ainda mais força, as diferenças sociais, econômicas. E não vamos nos iludir. Quando isso tudo passar (porque vai passar!), essa distância social tende a aumentar", escreveu a atriz.

Em seguida, ela disse que, apesar de ser privilegiada, se sensibiliza com aqueles que não têm como estudar neste momento: "A discussão em torno do Enem só evidencia que aquela máxima 'se esforça, você consegue' é uma ilusão. Que tristeza ver tanta gente tão distante do mínimo necessário para ter saúde, do mínimo necessário pra estudar. Mais uma vez digo, essa realidade nunca me pertenceu. Mas me sensibilizar com isso e tentar, do jeito que sou capaz, a ajudar a modificar essa situação tem se tornado cada vez mais importante pra mim.

A SOBREVIVÊNCIA, inclusive mental, precisa estar acima de qualquer calendário

Nos comentários, Marina recebeu apoio de vários famosos, incluindo Maisa Silva e a atriz Fernanda Concon, que viralizou nesta semana após dar uma "aula" de desigualdade para o ministro da Educação, Abraham Weintraub.

Nunca desconfiaram de mim por causa da cor da minha pele. Jamais precisei mentir sobre a minha sexualidade. Não sei o que é passar fome. Não sei o que é me privar de estudar para trabalhar. Por isso, não posso falar o que todas essas pessoas sentem, vivem e enfrentam. Não carrego essa dor comigo. Não posso falar por elas. Tenho essa consciência. Mas dar voz a essas pessoas, a essas lutas é possível sim. Está ao meu alcance, ao nosso alcance e essa necessidade é urgente. A pandemia tá aí, jogando na nossa cara, com ainda mais força, as diferenças sociais, econômicas. E não vamos nos iludir. Quando isso tudo passar (porque vai passar! 🙏🏻), essa distância social tende a aumentar. A discussão em torno do Enem só evidencia que aquela máxima "se esforça, vc consegue" é uma ilusão. Que tristeza ver tanta gente tão distante do mínimo necessário para ter saúde, do mínimo necessário pra estudar. Mais uma vez digo, essa realidade nunca me pertenceu. Mas me sensibilizar com isso e tentar, do jeito que sou capaz, a ajudar a modificar essa situação tem se tornado cada vez mais importante pra mim. A SOBREVIVÊNCIA, inclusive mental precisa estar acima de qualquer calendário. E que a minha opinião aqui, sirva como um espaço de debate, se você concorda ou não, deixe um comentário aqui explicando e vamos manter um diálogo e refletir juntos, ok?

A post shared by Marina Ruy Barbosa (@marinaruybarbosa) on