Topo

Pandemia é forjada para tirar democracia, diz advogada durante debate na TV

Dp UOL, em São Paulo

19/05/2020 21h39

A advogada Roberta Coltro fez críticas hoje ao combate à pandemia do novo coronavírus ao redor do mundo — e, em especial, aos impactos das medidas de isolamento na economia do Brasil.

Durante participação em debate do programa Atualidades na TV Pampa (afiliada da Rede TV! no Rio Grande do Sul), Roberta disse acreditar que os casos do Sars-Cov-2 são forjados para atacar a democracia ao redor do mundo.

"Tu tem que entender que eles estão forjando isso porque eles querem tirar a democracia do mundo. Existe um interesse enorme de pessoas aqui, e esse interesse, todos nós sabemos. Qual é a nossa vantagem de estar nessa situação? As máscaras estão caindo", afirmou.

"E outra: eu acho muito perigoso, sim, as pessoas que estão hoje em casa sem emprego, sem renda, com conta para pagar, com suas crianças sem escola, que é o que está acontecendo. Isso, senhores, é o comunismo. Só para os senhores terem condição de entender. E não pensem não que nossos governadores e prefeitos, que estão contrários ao governo federal, não teriam uma saída", completou.

Segundo dados contabilizados até as 19h de hoje pelo Ministério da Saúde, o Brasil já confirmou 271.628 casos do novo coronavírus, com 17.408 casos registrados nas últimas 24 horas. Do total, foram 17.971 óbitos confirmados pela covid-19, com 1.179 entre ontem e hoje.

Em sua participação, Roberta Coltro defendeu "o direito de ir trabalhar", apesar dos números de mortes causadas pelo coronavírus no país. No Rio Grande do Sul, são 3.750 casos confirmados e 151 óbitos, ainda de acordo com o Ministério da Saúde.

"É importante a gente enxergar o número de mortes (no mundo) em bilhões de pessoas. Quando a gente diz 'morreram três pessoas em uma cidade que tem 20 habitantes', isso impacta. 'Morreram 20 pessoas em uma cidade que tem um milhão de pessoas' é outra forma de enxergar aquilo que eles chamam de pandemia para nos tirar o direito de ir trabalhar", comparou.

Troca de farpas com o governador

No início do mês, a advogada se envolveu em uma troca de farpas com o governador do RS, Eduardo Leite (PSDB), durante participação no programa. Segundo ela, Leite era "uma grande decepção".

"E eu dou voz a milhares de gaúchos que pensam da mesma forma e que, neste momento, estão muito preocupados com a falta de liberdade individual, que tiranamente nos foi retirada e na falta de equilíbrio, entre permitir quem pode, fique em casa, e quem precisa, trabalha", argumentou ela.

"Olha, Roberta, eu respeito a sua decepção, não tenho aspiração de agradar a todos, e lamento profundamente a sua ignorância e seu desprezo pela vida. Ignorância porque ignora o que está acontecendo no mundo, inclusive no Brasil, em outros estados, que estão colapsando o seu sistema de saúde", rebateu o governador na ocasião.