Topo

Felipe Neto participa de movimento para 'ressignificar' bandeira do Brasil

Felipe Neto - Washington Possato
Felipe Neto Imagem: Washington Possato

Do UOL, em São Paulo

20/05/2020 11h55Atualizada em 20/05/2020 12h15

O youtuber e influenciador Felipe Neto está participando de uma campanha que pede que todos usem a bandeira do Brasil no perfil do Twitter. A ideia é desassociar a imagem do símbolo a um possível ultranacionalismo no país e tirar seu uso político. Nos últimos anos, a bandeira e as cores verde-amarela têm sido usadas principalmente em manifestações da direita.

Felipe foi entrevistado no programa Roda Viva, da TV Cultura, na última segunda-feira (18), e fez críticas ao governo do presidente Jair Bolsonaro (sem partido) e a outros influenciadores.

Em sua publicação, Felipe disse que é hora de tirar o "uso político da bandeira do Brasil pela extrema-direita".

"Usarei a bandeira do Brasil no meu nome, não como símbolo de ultranacionalismo, mas como luta pela reconquista do que é do povo", completou.

O uso da bandeira, comum nos protestos contra a ex-presidente Dilma Rousseff (PT), ganhou ainda mais força após a eleição de Bolsonaro, em 2019, e as cores verde-amarela se tornaram comuns nas propagandas governamentais. A bandeira também é frequentemente vista em perfis de apoiadores do governo.

Alguns internautas aderiram à campanha e explicaram seus motivos na rede social. Em geral, eles querem que a bandeira seja associada a todos os brasileiros e não apenas a uma parte dos eleitores.

Outros usuários da rede social não apoiaram ou não entenderam a campanha: