Topo

Seis meses após a morte de Gugu, sua intimidade está mais exposta que nunca

Rose Miriam, a mãe dos filhos de Gugu, Aparecida Libertato, irmã do apresentador e o chef de cozinha Thiago Salvático brigam na Justiça pela herança dele - Manuela Scarpa e Marcos Ribas/Brazil News e Reprodução/Instagram
Rose Miriam, a mãe dos filhos de Gugu, Aparecida Libertato, irmã do apresentador e o chef de cozinha Thiago Salvático brigam na Justiça pela herança dele Imagem: Manuela Scarpa e Marcos Ribas/Brazil News e Reprodução/Instagram

Marcela Ribeiro

Do UOL, no Rio

21/05/2020 04h00

Gugu fez questão de viver de forma discreta. Teve três filhos, posou para algumas capas de revista com a mãe deles e, até sua morte, isso era tudo que o público sabia. Há anos o apresentador escolheu viver nos EUA com a família, provavelmente conduzido pelo instinto de autopreservação que sempre o moveu. E foi assim até sua morte, há exatos seis meses. Desde então, a disputa pela herança do empresário, estimada em R$ 1 bilhão, tem transformado a intimidade de Gugu no que ele mais tentou evitar: assunto público.

Gugu morreu no dia 21 de novembro do ano passado, aos 60 anos, após sofrer um acidente doméstico em sua casa, em Orlando. Menos de um mês depois, a disputa jurídica pelo dinheiro teve início —embora em seu testamento, feito em 2011, ele tenha estabelecido a divisão de bens da seguinte forma: 75% para seus filhos e 25% para ser dividido entre os cinco sobrinhos.

A discórdia sobre a distribuição do dinheiro saiu da esfera íntima com trocas de acusações e exposição de detalhes da vida íntima do apresentador na imprensa —inclusive a respeito de sua homossexualidade, sobre a qual, em vida, ele nunca falou publicamente. Talvez o excesso de zelo de Gugu com sua vida tenha, ironicamente, aberto espaço para que agora tanta gente tente provar que fazia parte dela.

De um lado está Rose Miriam, a médica mãe de seus três filhos, João Augusto, Sofia e Marina, argumentando que vivia em união estável com o apresentador e que teria, portanto, direito a parte da herança. Do outro, a irmã dele, Aparecida Liberato, nomeada inventariante no testamento, e a mãe dele, Maria do Céu, 90 anos, que nega que seu filho tenha tido uma união com a mãe dos seus netos. Em entrevista ao "Fantástico", dona Maria do Céu chegou a afirmar:

Ele nunca teve nada com ela e eles viviam... Ela completamente separada dele. Completamente. Nunca tiveram nada um com o outro. Isso eu afirmo e juro que é porque eu sei.

Recentemente, um novo nome surgiu na disputa pela herança: o chef de cozinha Thiago Salvático, que também afirma ter vivido uma união estável de oito anos com Gugu e cobra o reconhecimento na Justiça. Rose diz nunca ter ouvido falar no nome dele: "Gugu jamais constituiria uma família que não fosse a nossa".

Salvático, no entanto, afirmou em entrevista ao "Fantástico" que viveu uma relação de duas pessoas solteiras: "Baseada em amor, cumplicidade e na comunhão de vidas".

Testamento

Gugu não deixou nada no documento para Rose e, em 2011, mesmo ano em que o testamento foi feito, os dois assinaram um contrato que afirmava que tinham um acordo para a concepção e a criação dos filhos, com os custos bancados por ele. Rose diz que o documento foi assinado sem ela saber do que se tratava e que fotos, bilhetes e capas de revista comprovam que eles eram companheiros.

Rose Miriam em foto com Gugu e os filhos - Reprodução/Instagram - Reprodução/Instagram
Rose Miriam em foto com Gugu e os filhos
Imagem: Reprodução/Instagram

De acordo com o "Fantástico", as filhas gêmeas do apresentador, Marina e Sofia, de 16 anos, tentaram contratar advogados para defendê-las em relação à administração dos bens de Gugu, O pedido de contratação de novos advogados, no entanto, foi negado pela Justiça, já que Aparecida responde pelas duas dentro do processo do inventário até elas completarem 18 anos.

As gêmeas questionam o paradeiro de alguns bens do pai, entre relógios, joias, quadros, pedras preciosas e dinheiro de seguro de vida e plano de previdência privada.E alegam que a tia não apresentou a prestação de contas de tudo o que foi gasto nos últimos meses.

Gugu com os filhos, João Augusto, Marina e Sofia Liberato - Reprodução/ Instagram - Reprodução/ Instagram
Gugu com os filhos, João Augusto, Marina e Sofia Liberato
Imagem: Reprodução/ Instagram

Procurada, a assessoria da família de Gugu Liberato informou que os advogados da família e de Aparecida Liberato só podem se pronunciar nos autos e que os bens que pertenceram ao apresentador estão catalogados e serão apresentados à Justiça no devido prazo. "Tudo permanece intacto, do jeito que Gugu deixou."

O advogado Nelson Wilians, que representa Rose Miriam, disse ao UOL que preferia não se manifestar.

'Relacionamento sólido'

Em entrevista à coluna de Leo Dias, Salvático, que mora na Alemanha, disse que demorou para entrar na briga judicial porque precisava respeitar seu luto.

Foi muito difícil dar prosseguimento à minha vida depois do dia 21 de novembro. Alternava dias normais com dias muito ruins.

O chef conta que conheceu Gugu em 2011, quando morava na Itália, e que se mudou para a Alemanha em 2014. Apesar da distância física, ele afirma que os dois mantiveram um "relacionamento muito sólido e próximo" e que viajavam com frequência para se encontrar.

Sou julgado por pessoas que não me conhecem e nada sabem da minha história com o Gugu. Sou obrigado agora a me manifestar e a expor a minha versão dos fatos. Os meus advogados já estão tomando as providências para a proteção dos meus direitos.

O chef de cozinha diz que Gugu sempre quis preservar a intimidade e privacidade de sua vida. "Quanto ao nosso relacionamento, desde o início ele deixou claro que deveríamos nos preservar. O que não significa dizer que vivíamos de forma secreta ou escondida. Muito pelo contrário. As pessoas mais próximas ao Gugu, com exceção dos filhos e da mãe dele, me conheciam."