Topo

Ator perde movimento das pernas em 2 reprises na Globo: 'Vai confundir'

Juan Paiva vive dramas parecidos em duas reprises que estão no ar atualmente - Reprodução/TV Globo/Montagem UOL
Juan Paiva vive dramas parecidos em duas reprises que estão no ar atualmente Imagem: Reprodução/TV Globo/Montagem UOL

Guilherme Machado

Do UOL, em São Paulo

22/05/2020 04h00

Com as diversas reprises que ocupam a televisão brasileira neste momento, é natural que alguns atores se repitam em produções que estão no ar. Agora, que tal uma mesma situação acontecer com o mesmo ator em novelas distintas? Pois é exatamente esse o caso do ator Juan Paiva, que fez "Totalmente Demais", como Wesley, e "Malhação: Viva a Diferença", como Anderson: em ambas, seus personagens sofrem acidentes e perdem o movimento das pernas.

As novelas foram lançadas originalmente em um intervalo de dois anos uma da outra, uma em 2015 e outra em 2017. Entretanto, por terem sido feitas na sequência pelo ator, ele diz que o público já percebia as semelhanças entre as histórias na época.

"Na verdade, acho que o público nunca esqueceu. A galera que assistiu a 'Totalmente Demais' e depois assistiu a 'Malhação' lembra que fiz um personagem paraplégico, que foi atropelado, e outro que também poderia ter ficado na cadeira de rodas. Quando eu estava fazendo 'Malhação' comentavam comigo sobre o Wesley", conta ele ao UOL.

Agora, com as novelas sendo exibidas simultaneamente, ele espera que a confusão se intensifique na cabeça dos espectadores quando as situações forem levadas ao ar, embora em "Totalmente Demais" o personagem fique paraplégico, enquanto em 'Malhação', ele consegue, com fisioterapia, recuperar aos poucos os movimentos.

Quando me param na rua, as pessoas confundem. Eu estava em 'Malhação' e a galera falava: 'Você está em Totalmente Demais', e a novela já tinha passado há muito tempo. Mas acho que vai ter uma confusão sim: as duas estão no ar. Se já confundiam antes, agora então vai ser maior.

Além da coincidência de tramas, Paiva também enxerga outras semelhanças entre seus personagens, apesar de destacar que os dois têm personalidade muito diferentes.

"O lance de eles terem nascido em periferia, comunidade, favela. Acho que tem tudo a ver, acho que a essência deles e a minha é parecida, a gente tem isso em comum, e isso é bom. Eles são completamente diferentes, só que vivem realidades parecidas. Os dois são carinhosos, são irmãos cuidadosos, protetores. Tem um quê de machismo nos dois, estou aprendendo isso a cada dia", destaca ele.

O ator diz guardar boas lembranças dos sets das duas novelas, como quando comemorou seu aniversário justamente no dia em que gravou a cena do atropelamento de Wesley. Para ele, é bom poder se rever no ar:

Tenho um olhar muito crítico. Eu me vendo na TV, sempre busco a minha melhora, minha evolução. O que posso manter, o que posso tirar. Agora revendo, vejo que há uma evolução na minha trajetória e fico muito feliz.

Tempos de pandemia

O ator Juan Paiva  - Fábio Rocha/Globo - Fábio Rocha/Globo
O ator Juan Paiva
Imagem: Fábio Rocha/Globo

Em isolamento por conta da pandemia do novo coronavírus, o ator de 22 anos teve um trabalho interrompido. Ainda assim, ele reforça a importância de se respeitar a quarentena, e fala que tem utilizado este tempo para se aprimorar.

Estou em casa com a família, respeitando a quarentena, que é mais que a nossa obrigação, pela nossa saúde. Estou aproveitando o tempo para descansar, produzir, aprimorar meu lado musical. Eu produzo rap. Estou também aproveitando para estudar, ler. Estou aproveitando esse tempo com a minha filha Analice, minha família