Topo

Rodrigo Santoro relembra trabalho ao lado de Paulo Autran: 'Um gigante'

Rodrigo Santoro e Paulo Autran  - Reprodução/Instagram
Rodrigo Santoro e Paulo Autran Imagem: Reprodução/Instagram

Colaboração para o UOL, em São Paulo

28/05/2020 18h46

Na tarde de hoje, Rodrigo Santoro publicou em sua conta no Instagram uma foto ao lado de Paulo Autran, quando ambos trabalharam juntos na minissérie "Hilda Furacão", em 1998.

Considerado um dos grandes atores da história do Brasil, Autran morreu em outubro de 2007, aos 85 anos, vítima de um câncer. Ele também sofria de enfisema pulmonar, causado por conta de seu vício em cigarros.

"Há 22 anos estreava 'Hilda Furacão'. Estive em Tiradentes, Minas, me preparando para fazer o Frei Malthus. Enfrentava um dos maiores desafios da minha carreira. O personagem, complexo. E eu, um menino", começou o ator.

Ele continuou: "No meio dos intensos estudos, experimentando as inseguranças de todo e qualquer iniciante, me encontro com a elegância, a postura experiente de um corpo criado no teatro, a gentileza e a grandiosidade de Paulo Autran, do alto de seus setenta e poucos anos. Um gigante, um mestre que a vida generosamente me concedeu", elogiou.

"Esses tempos, esse trabalho e os queridos companheiros de jornada me renderam lindas lembranças; o respeito com que Autran tratava todas as pessoas ao seu redor vem na frente de todas elas", finalizou Santoro.

No mês passado, o ator também apareceu no Instagram para relembrar a convivência pessoal que teve com o escritor Rubem Fonseca, que morreu aos 94 anos, vítima de um infarto fulminante.

"Eu conheci Rubem Fonseca - e não estou falando de sua genial obra literária, essa sim vastamente conhecida - de um jeito muito bonito. Foi a partir da convivência com seu filho, Zé Henrique, com quem fiz o filme Heleno. Os momentos em que estive com Rubem foram marcantes", rememorou o ator na ocasião.