Topo

Chico: Globoplay vai mostrar como é consumo de novela em streaming

Sônia Braga e Antonio Fagundes em cena de "Dancin" Days" - Acervo/Globo
Sônia Braga e Antonio Fagundes em cena de 'Dancin' Days' Imagem: Acervo/Globo

Do UOL, em São Paulo

30/05/2020 04h00

O Globoplay deu início a um projeto de resgate de novelas clássicas, que marcaram época na Globo. A cada duas semanas, será adicionada uma trama, na íntegra, ao catálogo do serviço de streaming. De "Dancin' Days" a "O Clone", cerca de 50 títulos serão disponibilizados para os assinantes.

No podcast UOL Vê TV #29, Chico Barney, Débora Miranda, Flávio Ricco e Mauricio Stycer conversam sobre a iniciativa, que inclui ainda "Vale Tudo", "Top Model", "A Gata Comeu", "Vamp", "Rainha da Sucata", "Tieta", "Explode Coração" e "Estrela Guia", entre muitas outras tramas (no vídeo a partir de 28:15).

Mauricio Stycer lembra que o Canal Viva estava em primeiro lugar na audiência de TV paga justamente exibindo reprises de novela. "Será que há o risco de uma coisa abocanhar a audiência de outra?", questiona o colunista. "Ao mesmo tempo, tem um lado muito bom que é rever novela."

Débora Miranda, editora de TV e Famosos do UOL, diz estar contando os minutos para começar a assistir às tramas. "A lista é maravilhosa", diz. "É um comportamento diferente do Viva, que reexibe as novelas da forma tradicional, um capítulo por dia. No Globoplay a gente vai poder maratonar novela."

Segundo Chico Barney, o maior ponto de interrogação é: como será o consumo de novela em streaming? "As séries que a gente acompanha na Netflix e na HBO, por exemplo, estão cada vez menores. São seis episódios, oito episódios. Temporadas longas viraram coisa da vovó", opina o colunista. "Maratonar 200 capítulos é uma experiência parecida com um triatlo."

Quando a Netflix começou a entrar mais fortemente no Brasil, em 2013, o diretor de conteúdo falou que não entendia por que a Globo era a única empresa que se recusava a licenciar seus produtos. "A Globo se mostrou muito sábia nisso", diz Stycer. "Foi uma visão interessante que a Globo teve lá atrás de que o seu conteúdo tem um valor inestimável."

Você pode ouvir o programa UOL Vê TV no Spotify, no Apple Podcasts ou em outros aplicativos de podcasts. No Youtube, a gravação do programa também é transmitida em vídeo. Podcasts são programas que podem ser ouvidos a qualquer hora e lugar -no computador, no smartphone ou em outro aparelho com conexão à internet. Os podcasts do UOL estão todos disponíveis em uol.com.br/podcasts.