Topo

'A Favorita': Como 'Beijinho Doce' se tornou um fenômeno lembrado até hoje

Donatela (Claudia Raia) e Flora (Patricia Pillar) como a dupla Faísca e Espoleta em "A Favorita"; as duas fizeram sucesso com a canção "Beijinho Doce" - Globo/Rafael França
Donatela (Claudia Raia) e Flora (Patricia Pillar) como a dupla Faísca e Espoleta em 'A Favorita'; as duas fizeram sucesso com a canção 'Beijinho Doce' Imagem: Globo/Rafael França

Guilherme Machado

Do UOL, em São Paulo

01/06/2020 04h00

Que beijinho doce que ele tem. Depois que beijei ele, nunca mais amei ninguém.

Quando os versos de "Beijinho Doce" tocam, é difícil sair da cabeça. Muito se deve pela presença da música na novela "A Favorita", e o fato de que foi cantada uma, duas, 20, 50 vezes ao longo da trama, disponibilizada na íntegra no Globoplay. Mas apesar do status de fenômeno que ela ganhou graças à saga de Donatela (Claudia Raia) e Flora (Patricia Pillar), sabia que a história dessa canção vem muito antes da novela de 2008?

"Beijinho Doce" foi composta por Nhô Pai, pseudônimo de João Alves dos Santos, considerado um dos grandes nomes da música caipira. A canção foi gravada pela primeira vez em 1945 pela dupla Irmãs Castro, formada por Maria de Jesus Castro e Lourdes Amaral Castro.

Com o passar dos anos, a canção foi se tornando cada vez mais conhecida, especialmente por sua inclusão no filme "Aviso aos Navegantes" (1950), protagonizado por Oscarito e Grande Otelo. No longa, a música foi interpretada por Eliana Macedo e Adelaide Chiozzo.

Na vida real, "Beijinho Doce" tornou-se também um sucesso das Irmãs Galvão, Meire e Marilene. "Essa música é eterna. Ela é infância", disse Meire em uma entrevista ao programa "Todo Seu".

O sucesso de "A Favorita" levou a canção a novas alturas. A música virou febre, ganhou remixes e memes, que colocaram Flora para cantar no YouTube. Também ajudou que algumas cenas na qual ela surgia na novela eram impagáveis.

Para começar, há o momento em que Donatela aponta uma arma para Flora e exige que ela comece a cantar os versos enquanto dirige, um momento que foi lembrado pelas atrizes recentemente. "Que loucas essas mulheres", disse Claudia Raia ao falar da cena durante uma entrevista online sobre o retorno da novela.

Em outra ocasião, Flora tentou cantar a música para os convidados de seu casamento, mas sem muito sucesso: ninguém prestou atenção. Foi então que a vilã surtou e demandou que todos a aplaudissem, que a louvassem, e brigou com seus convidados.

São momentos como esse que tornaram a música um clássico definitivo, que ainda hoje é lembrado pelo público que acompanhou a trama na época. É realmente um beijinho inesquecível.