Topo

De abusos a separação, Mayra Cardi supera dramas e ensina sobre o sucesso

Do "BBB" para a vida! Como Mayra Cardi se reinventou como suas pérolas de sabedoria - Reprodução/Instagram
Do 'BBB' para a vida! Como Mayra Cardi se reinventou como suas pérolas de sabedoria Imagem: Reprodução/Instagram

Felipe Pinheiro

Do UOL, em São Paulo

02/06/2020 12h00

Mayra Cardi pode dizer que aprende todos os dias a fazer de um limão uma limonada. Depois de uma passagem pelo "BBB", em 2009, da qual não se orgulha muito, Mayra se reinventou profissionalmente e se tornou "life coach" de famosos com um programa de emagrecimento que já ajudou personalidades como Anitta, Larissa Manoela e Cleo Pires (e também já causou muita controvérsia entre nutricionistas). Mas ela não parou por aí.

Alguns anos atrás, a empresária se viu no epicentro de ataques de haters —ela foi criticada pela forma como segurou a filha recém-nascida em um vídeo, por exemplo—, e ainda hoje vez ou outra ela é alvo de alguma polêmica.

Uma das últimas foram os boatos sobre o fim de seu casamento com Arthur Aguiar e até mesmo porque a babá da filha estava morando em sua casa durante a quarentena. Apesar das críticas, Mayra segue cheia de seguidores e com "jobs" como influenciadora.

Mayra Cardi e Arthur Aguiar se separaram neste ano - Reprodução - Reprodução
Mayra Cardi e Arthur Aguiar se separaram neste ano
Imagem: Reprodução

Como analista comportamental, ela (que não é psicóloga, vale ressaltar) usa as situações que enfrentou como exemplo para os fãs em conselhos compartilhados nas redes sociais.

É a hora da partida

Mayra Cardi contou que passou a ser muito procurada para falar sobre casamento. Recém-separada, a consultora aproveitou o drama pessoal para ajudar quem estivesse atravessando por situação semelhante. Em entrevista recente ao UOL, ela explicou que se separou de Arthur Aguiar porque havia deixado de ser ela mesma.

A minha dor não pode ser maior que a minha razão! Perdoar não significa ficar, mas saber a hora de partir antes de invalidar todo o montante maravilhoso que você viveu, pessoas não são descartáveis e todos nós erramos, sempre buscando fugir de nossas dores!

Não seja esponja

Mayra conta que por muito tempo funcionou como uma esponja, absorvendo o que todos diziam ao seu redor. Ela afirma que era como um papagaio, repetindo o que lhe diziam. Hoje ela se orgulha de ter a própria opinião, ainda que esta seja diferente do que pensa a maioria, e ensina que o importante é o amor próprio —não importa o que digam.

Fui criada por um pai e família de machistas onde ter orgulho do próprio corpo seja ele, grande, pequeno, mole, duro, com estria, sem estria com gordura ou sem... era errado. Penso que acima de tudo ter orgulho do seu próprio corpo é igual quando se tem orgulho de um filho pequeno e se tem o desejo de mostrar a todos aquela foto linda

Valorize-se

A "life coach" já sofreu com abusos em um relacionamento e resolveu tocar no assunto para ajudar outras mulheres que passam pelo mesmo problema. É empoderamento que fala, Mayra?

Um dos meus relacionamentos foi exatamente assim e eu acabei presa num cativeiro. Ele abria a porta, me dava flores, dizia que eu era a mulher mais linda do mundo. (...) Quando um homem se apaixonar por você será pelo que você é. Preste bem atenção. Se ele começar a tentar mudar você no dia a dia tem alguma coisa errada. Porque ele te amou como você é. Se ele começar a tentar te moldar tem alguma coisa errada nele e não em você. Corre disso. Ele tem que continuar te amando como você é.

Cuide da rosa como o Pequeno Príncipe

O amor que deve ser cuidado e cultivado da história do Pequeno Príncipe é o exemplo de Mayra Cardi sobre como conquistar o sucesso profissional. Como ser bem-sucedido e, sobretudo, ter uma vida realizada? É preciso regar a rosa, ela ensina.

Eu precisava dedicar meu tempo àquilo que sou apaixonada. Eu vivo meu trabalho. Eu amo meu trabalho e o tempo que me dedico a ele é integral. Quanto mais tempo eu dedico mais ele cresce. É como se eu estivesse regando. Quanto tempo você está se dedicando ao que realmente você quer? Ou só existe um desejo sem existir um esforço?.