Topo

Barney: Gottino é o melhor expoente da linguagem popular de TV aberta

Reinaldo Gottino no Balanço Geral SP (Divulgação/Record TV) - Divulgação/Record TV
Reinaldo Gottino no Balanço Geral SP (Divulgação/Record TV) Imagem: Divulgação/Record TV

Do UOL, em São Paulo

04/06/2020 04h00

O anúncio da saída de Reinaldo Gottino da CNN Brasil para voltar à TV Record pegou muita gente de surpresa. O apresentador, que fez a mudança de emissora em setembro do ano passado, apresentou desde a estreia do canal, em março, os telejornais "CNN Novo Dia" e "CNN 360º. De volta à antiga casa, ele vai comandar o "Balanço Geral SP".

Este é um dos assuntos do podcast UOL Vê TV #30. Chico Barney, Débora Miranda, Flávio Ricco e Maurício Stycer analisam a inesperada reviravolta na carreira do jornalista.

"O que me chama a atenção é que ele volta para um programa que até então tinha um dono, que era o Geraldo Luís", comenta Flávio Ricco. "Por acaso ele não está no ar porque está confinado, tem problemas de saúde, é do grupo de risco. E o Geraldo vai ficar sem programa, e provavelmente sem contrato, porque termina em setembro. O que vai ser do Geraldo Luís é a pergunta em questão." (disponível no vídeo acima a partir de 19:14)

Para Chico Barney, a volta de Gottino para a Record soa como uma estratégia para aumentar a audiência do "Balanço Geral SP". "[O programa] Ganhava da Globo sistematicamente até pouco tempo atrás. Mas por uma questão de maior relevância do ?Jornal Hoje?, e a triste saída do ar do ?Se Joga?, a Globo voltou a liderar no horário depois de muitos anos. Pode ser que haja uma esperança de que a presença do Gottino ajude a trazer um público que estava afastado de volta."

Flávio Ricco discorda porque, para ele, a audiência do "Balanço Geral SP" se deve à Fabíola Reipert e o quadro "A Hora da Venenosa". "É ali que faz toda a diferença de audiência. Tanto faz se é o Gottino ou o Geraldo."

Débora Miranda, editora de TV e Famosos do UOL, destaca a diferença de perfil entre os dois programas. "Ele é um cara muito querido, as pessoas gostam dele. Mas são dois perfis bem distintos, apresentar um jornal na CNN e o ?Balanço? na Record. Eu ouvi dizer de fontes não-confiáveis que a grana era pesada, mas obviamente ele deve ter avaliado a carreira dele."

Maurício Stycer ressalta a distinção entre um canal de notícias e um programa de TV aberta. "[Na CNN Brasil] O apresentador está sempre contextualizando a notícia, comentando, e eu acho que ele não estava à vontade nessa posição."

A abordagem popular em um canal à cabo de notícias é muito diferente da abordagem popular da Record. Eu acho que o Gottino é, hoje, o melhor expoente dessa linguagem popular de TV aberta. Ele faz muito bem esse trabalho.
Chico Barney

Para Chico Barney, Gottino consegue transitar entre a linguagem popular tanto na notícia mais pesada, policial ou de serviço, quanto na brincadeira de fofoca com Fabíola Reipert e com o Lombardi. "Acho que o popular numa GloboNews é uma Christiane Pelajo, a Maria Beltrão. É popular, contextualizando de certa forma, mas é diferente, é outra pegada."

Você pode ouvir o programa UOL Vê TV no Spotify, no Apple Podcasts ou em outros aplicativos de podcasts. No Youtube, a gravação do programa também é transmitida em vídeo. Podcasts são programas que podem ser ouvidos a qualquer hora e lugar -no computador, no smartphone ou em outro aparelho com conexão à internet. Os podcasts do UOL estão todos disponíveis em uol.com.br/podcasts.