Topo

Maitê Proença: 'Somos todos africanos, apenas nos esquecemos disso'

"O momento é de tapa na cara da branquitude, com sua amnésia e cegueira tão convenientes", disse - Divulgação/RedeTV!
'O momento é de tapa na cara da branquitude, com sua amnésia e cegueira tão convenientes', disse Imagem: Divulgação/RedeTV!

Do UOL, em São Paulo

05/06/2020 11h41

A atriz e youtuber Maitê Proença publicou hoje pela manhã um texto contra o racismo e dizendo que o momento é de "tapa na cara da branquitude" em seu perfil no Instagram.

"Somos todos africanos, apenas nos esquecemos disso. O momento é de tapa na cara da branquitude, com sua amnésia e cegueira tão convenientes", disse.

A atriz colocou em seu texto uma aspas fazendo referência ao Caso Miguel ('Se ela tivesse paciência, meu filho estaria comigo'), uma criança de cinco anos que caiu do 9° andar de um prédio em Recife após ser deixada sob a responsabilidade da patroa de sua mãe, que era empregada doméstica, e morreu.

"Que dor! Quanta vergonha eu sinto", disse a youtuber sobre a morte de Miguel.

A atriz pontuou que chegou a hora de dar "um basta aos crimes que a sociedade branca pratica diariamente", convocando seus seguidores a se engajarem na luta antirracista.

"Como nação, ou fazemos jus a esse solo rico, diverso e plural, que nunca, desde a colonização, nós fizemos por merecer, ou seremos mesmo uma gente ingrata e ruim, que agraciada com a melhor das pátrias, se tornou a pior das gentes", finalizou.