Topo

Sterblitch pronto para nova atração: 'Se falarem Globolixo, fazemos um rap'

Eduardo Sterblitch estreia talk show no Globoplay - Victor Pollak/Globo
Eduardo Sterblitch estreia talk show no Globoplay Imagem: Victor Pollak/Globo

Marcela Ribeiro

Do UOL, no Rio

05/06/2020 04h00

Eduardo Sterblitch estreia hoje, no Globoplay, "Sterblitch Não Tem um Talk Show: o Talk Show". O nome pitoresco, segundo ele, tem a ver com a popularidade do gênero no Brasil e com o excesso de humoristas apresentando esse formato.

Com 12 episódios, a atração é gravada de forma remota, diretamente da casa de Edu. Ele fará duas lives semanais, que acontecem nos perfis do GShow no Twitter e no Facebook, sempre às segundas e terças, às 22h. Contará com convidados famosos e anônimos, que participarão de entrevistas, games e dinâmicas, além de uma plateia virtual. E Sterblitch garante estar pronto para lidar com imprevistos.

Se alguém falar alguma coisa de 'Globolixo', a gente pode até fazer um rap sobre isso. Fazer um campeonato das melhores declarações de ódio que a gente recebe.

Acostumado a lidar com saias justas no teatro, Edu lembra que já viu pessoas da plateia que chamou para subirem no palco armadas.

No teatro, a gente aprende a fazer isso. Quando cai um refletor, a gente assume o erro. A plateia prefere. Ali, eu me assumo livre. Se acontecer uma nudez, eu não erotizo o corpo dos outros nem o meu, então, não vejo nenhum problema. Talvez juridicamente para o programa seja.

A ideia, segundo o humorista, é fugir dos assuntos recorrentes da atualidade, mas ele afirma que sabe que isso será inevitável em alguns momentos.

"Vamos respirar e rir juntos, porque não aguento mais ficar discutindo, ficar nervoso, ansioso. Vamos juntar a galera, ver o programa com a família, ver a novela, um filme. Estou propondo alguma coisa para ser feita para a gente iludir o nosso tédio. Não vou ficar utilizando de polêmicas para render."

Eduardo Sterblitch estreia talk show digital no Globoplay - Divulgação/Globo - Divulgação/Globo
Eduardo Sterblitch
Imagem: Divulgação/Globo

A proposta do programa é deixar o público conduzir os temas abordados.

Se uma mulher é negra da periferia e ela fez uma coisa foda, falou uma poesia foda, ela vai ser a protagonista do programa, então claro que a gente vai falar sobre isso.

Mas será que veremos um Edu raiz, menos polido e sem censura, como víamos no "Pânico"?

O Edu raiz é o do tablado, que nunca quis fazer televisão na vida. Sempre odiou publicidade, televisão é uma merda, as pessoas que fazem televisão são todas horríveis, artistas de verdade são os de teatro. Eu era esse garoto, tinha esse preconceito e acabou que a televisão aconteceu para mim.

Inspiração em Hebe e Jô Soares

Além de ouvir famosos, entre eles Fátima Bernardes e Fábio Porchat, que já confirmaram participações no programa, Sterblitch quer dar voz a personagens anônimos.

O Jô conversava muito com anônimos, você conhecia pessoas que não necessariamente eram famosas. É uma coisa muito mais em cima da Hebe e do Jô do que dos outros talk shows. Até porque sou muito fã da Tatá [Werneck] e do programa do Porchat, então fico ligado no que eles estão fazendo para não repetir.

via GIPHY