Topo

Fogaça diz que não fracassou e pretende juntar dois restaurantes em um

Henrique Fogaça é sócio do grupo Sal Gastronomia - Divulgação
Henrique Fogaça é sócio do grupo Sal Gastronomia Imagem: Divulgação

Debora Luvizotto

Do UOL, em São Paulo

06/06/2020 14h12

O chef Henrique Fogaça, sócio dos restaurantes Sal Gastronomia e Sal Grosso, rebateu as críticas que recebeu do grupo Multiplan - operador do shopping VillageMall, no Rio de Janeiro - sobre a possibilidade de ter que fechar uma das unidades na cidade.

"Não se trata em hipótese alguma de fracasso dos restaurantes no Rio de Janeiro. Ocorre que em virtude de graves consequências trazidas pela crise global da covid-19, que vem afetando de forma contundente a maciça maioria de diversos grupos empresariais, grandes, médios e pequenos no mundo todo, estamos sendo obrigados a nos reinventar", declarou o chef em comunicado enviado ao UOL.

Uma das medidas analisadas para o período pós-pandemia é unir as duas operações do chef na cidade, Sal Gastronomia e Sal Grosso, em uma única unidade, localizada no BarraShopping, também do grupo Multiplan, em função de sua área maior.

"A Multiplan está fazendo concessões e com canal aberto para ajustes necessários a fim de viabilizar a retomada da operação. Fogaça considera, ainda, que em tempos duros e difíceis que o Brasil e o mundo estão passando, com perspectiva de profunda crise econômica ocasionada pela pandemia da covid-19, é de fundamental importância se reinventar para sobreviver em um 'novo normal'", esclareceu o chef.

Em outro trecho do comunicado, Henrique Fogaça também destacou que o grupo Sal Gastronomia "realizou expressivos investimentos com capital próprio na unidade do BarraShopping, reconstruindo por completo a estrutura onde hoje está localizado a maior de suas unidades'. Sempre esteve e está absolutamente em dia com seus compromissos perante o grupo Multiplan e continuará com as tratativas negociais mantendo o bom relacionamento de sempre".

O impasse entre o chef e a empresa surgiu após Fogaça declarar que "shopping explora e suga tudo" ao justificar por que precisou fechar seu restaurante no VillageMall, em entrevista ao jornalista José Luiz Datena em seu canal no YouTube, na quinta-feira (4).

Ontem, a Multiplan emitiu uma nota de esclarecimento e disse que "na falta de melhores argumentos que justifiquem o seu fracasso no Rio de Janeiro, o Sr. Fogaça procura criar um clima falso e artificial para fugir das obrigações contratuais que decorrerão da sua decisão unilateral de rescindir o contrato". Procura pelo UOL hoje, a Multiplan informou que não vai se manifestar.