Topo

Babu Santana conta episódio de racismo que sofreu de patroa: 'Indignado'

Babu Santana - Reprodução/Instagram
Babu Santana Imagem: Reprodução/Instagram

Colaboração para o UOL

08/06/2020 21h34

O ex-BBB e ator Babu Santana participou hoje à noite de uma live com Roger Cipó, transmitida por meio do perfil de Instagram do movimento Xepa Festival. No bate-papo, o artista comentou as atuais manifestações antirracistas no Brasil e no mundo e contou sobre um episódio de preconceito que sofreu, no passado.

Babu diz que, há alguns anos, quando foi fazer teste para um papel, foi criticado por sua patroa. "Ela me disse uma coisa cruel: 'por que você quer ser ator é preto, pobre, está na favela e é feio? Aquilo me indignou, e essa fala me impulsiona até hoje. Quero provar que um cara como eu pode ser o que quiser ser, basta se capacitar para tanto."

Sobre as recentes manifestações antirracismo, comentou: "Não existe 'esse momento'. Esse 'momento' vem desde que alguém pegou alguém de pele preta e quis escravizar. Essa luta é desde sempre. Chega ao extremo de um irmão morrer sufocado [ele se George Floyd, homem negro morto ao ser detido por policiais nos EUA] na frente das câmeras para as pessoas se mobilizarem"."Eu não quero que fique só no discurso, não. Quero ver praticar tudo isso que estão fazendo. Ou vão esperar outra coisa na internet para virar modinha? Isso não pode ser modinha, boom de internet."

Ele falou ainda sobre os atores negros brasileiros que o inspiraram. "Quando trabalhei com o Milton Gonçalves, meu coração quase saiu pela boca. O Tony Tornado, você não sabe o que é encontrá-lo com 90 anos e forte. O Grande Otelo... o que era ele? Tinha um cara que sempre trombava para fazer testes juntos: Lázaro Ramos. Ele me inspirou muito. Neusa Borges, Ruth de Souza, Zózimo Bulbul..."