Topo

Gloria Perez conta como fez novela sobre namoro virtual na era 'jurássica'

Glória Perez  - João Cotta TV Globo
Glória Perez Imagem: João Cotta TV Globo

Do UOL, em São Paulo

17/06/2020 12h39Atualizada em 17/06/2020 14h43

A novela "Explode Coração", de Gloria Perez, chegará ao Globoplay na próxima segunda-feira (22), e a autora aproveitou o momento para contar como foi o processo criativo da história, que trouxe à tona em 1995 um tema até então desconhecido: conversas virtuais.

"Eu diria que foi a primeira novela interativa. Ela nasceu da minha convivência nas redes jurássicas de então. Convivendo ali, vi pessoas se apaixonando, desfazendo namoros e até casamentos por gente que nunca tinham visto pessoalmente. Era uma versão nova do velho amor por correspondência. Isso me fascinou. Comecei a conversar com aquelas pessoas, a ouvir suas histórias, a imaginar como seria o mundo quando aquela inovação se popularizasse", lembrou Gloria.

Em "Explode Coração", Dara (Tereza Seiblitz) começa uma relação pela internet com o empresário Júlio Falcão (Edson Celulari). Os dois se envolvem virtualmente e, ao se conhecerem, acabam se apaixonando. Sobre a trama, a autora disse que a ideia surgiu da vontade de escrever sobre a internet.

"Estávamos em 1995. Não era a internet tal como conhecemos hoje, era BBS, ainda. Sem sistema de busca, sem ilustrações, nem recursos de áudio ou de vídeo. Mas dava pra antever a revolução que aquela 'praça' virtual faria acontecer. Ela derrubava fronteiras, permitia que você pudesse ir a qualquer lugar do mundo e conhecer pessoas que a vida real não lhe permitiria conhecer", disse.

"Foi pensando em criar um encontro muito inusitado que nasceu a ideia de fazer os caminhos de um empresário moderno, entusiasta da internet, e de uma cigana se cruzarem", completou.

A chegada da obra à plataforma faz parte do projeto de resgate de clássicos da teledramaturgia. Os primeiros capítulos das novelas do catálogo também estão abertos para não assinantes.