Topo

Lima Duarte vira youtuber aos 90 anos e estreia com vídeo sobre racismo

Lima Duarte falou sobre o vandalismo contra uma estátua do Padre Vieira, em Portugal - Reprodução / YouTube
Lima Duarte falou sobre o vandalismo contra uma estátua do Padre Vieira, em Portugal Imagem: Reprodução / YouTube

Colaboração para o UOL

17/06/2020 11h46Atualizada em 17/06/2020 14h34

Aos 90 anos, Lima Duarte gravou o primeiro vídeo para seu canal no YouTube. No registro, o ator global comenta sobre a vida de Padre Antônio Vieira.

Na semana passada, a estátua do religioso foi vandalizada em Lisboa, em Portugal, durante protestos antirracistas. O monumento recebeu um banho de tinta vermelha e teve a palavra "descoloniza" grafitada.

A princípio, o novo youtuber alertou: "Não se assuste! Não é mais uma live! Tenho medo de abrir a geladeira e sair uma live de lá de dentro. Isso aqui é um brado!".

"A nossa herança católica e escravagista deve ser passada a limpo, eu acho! Mas cuidado para não cometerem uma espantosa inequidade como foi essa de destruir a imagem de Padre Vieira", disse o artista, se posicionando.

Antes da criação do canal, Duarte gravou um vídeo comovente em que lembrou do falecido ator Flávio Migliaccio, e acabou viralizando na web.

O papel mais recente de Lima na Globo foi na novela "O Outro Lado do Paraíso", quando interpretou Josafá, avô de Clara (interpretada pela atriz Bianca Bin).