Topo

Taís Araújo comenta desmatamento e representatividade em 'Aruanas'

Taís Araújo é umas das protagonistas da série "Aruanas". Na entrevista, ela comenta a representatividade na série - Fábio Rocha/Globo
Taís Araújo é umas das protagonistas da série "Aruanas". Na entrevista, ela comenta a representatividade na série Imagem: Fábio Rocha/Globo

Do UOL, em São Paulo

22/06/2020 18h53

A atriz Taís Araújo comentou hoje os desafios de viver a advogada Verônica na série "Aruanas". Em entrevista à Rede Globo, ela falou sobre representatividade no seriado e a importância de um programa sobre preservação ambiental ser exibido na TV aberta.

Interpretando uma ativista pela defesa do meio ambiente e pela luta contra o garimpo ilegal, Taís conta que a série exigiu uma preparação diferenciada, aprofundamento e conversas com ativistas reais:

"Foi um trabalho bem diferente, quase como em teatro. Tínhamos que nos aprofundar muito no texto, saber exatamente do que estávamos falando. Nos ajudou muito o treinamento que fizemos no Greenpeace e muitas conversas com ativistas."

Sobre representatividade, a atriz relata que, nessa segunda temporada, "Aruanas" já terá uma equipe de produção majoritariamente feminina, mas não apenas. A inclusão de perfis variados de pessoas também está no elenco, com grande parcela de atores e atrizes da própria região amazônica:

"'Aruanas' tem muitos méritos nesse sentido. Na primeira temporada, tínhamos 47% da equipe composta por mulheres, e esse número sobe para 53% agora na segunda temporada. Até mesmo no elenco temos uma grande diversidade. Nós estamos falando de Amazônia, não faria sentido não ter atores de Manaus e de outras cidades locais. E esses atores são peças fundamentais, pois eles conseguem imprimir credibilidade para a série."

"Quando atuávamos com eles, nos passavam uma potência muito grande, porque eles têm algo que não temos: a vivência. Porque eu, como atriz, posso reproduzir alguma situação, mas, por melhor que eu seja, tem coisas que não posso dar porque não fazem parte do meu repertório, eu não vivi aquilo. Isso enriquece muito nosso trabalho e a série."

Com o desmatamento na Amazônia batendo recorde em 2020, sendo o maior no primeiro semestre desde 2015, Taís vê no seriado uma forma de trazer o assunto, e sua importância, para perto das pessoas:

"Sempre tivemos o sonho que 'Aruanas' fosse para a TV aberta, pela importância do tema e porque a gente acredita que esse tema diz respeito a todos nós. Não é apenas uma história de nicho. O meio ambiente diz respeito à continuação e preservação da nossa espécie. O audiovisual é muito poderoso. Ele vai no coração das pessoas. Uma série com um tema tão importante como esse, no audiovisual, pode atingir até mesmo aquelas pessoas que acham que preservação e Amazônia é muito longe e algo distante das nossas vidas."

Por fim, Taís conta que a série deu a ela não apenas consciência sobre o desmatamento, mas a vontade de fazer algo sobre, repensando seus hábitos e escolhas.

O penúltimo episódio da primeira temporada de 'Aruanas', produção original da Globo exclusiva para o Globoplay, tem exibição prevista para amanhã. O thriller ambiental vai ao ar às terças-feiras, logo após a novela 'Fina Estampa'.