Topo

Fefito: 'João de Deus é uma história assustadora, mas necessária'

12.dez.2018 - João de Deus chega à Casa Dom Inácio Loyola, em Abadiânia - Marcelo Camargo/Agência Brasil
12.dez.2018 - João de Deus chega à Casa Dom Inácio Loyola, em Abadiânia Imagem: Marcelo Camargo/Agência Brasil

Do UOL, em São Paulo

24/06/2020 04h00

A série documental "Em Nome de Deus", primeira produção do núcleo de documentários da Globo sob a coordenação de Pedro Bial, chegou na noite de terça (23) ao Globoplay. Os seis episódios narram a vida do médium João de Deus desde a sua infância, em Goiás, e mostram como ele conseguiu esconder centenas de abusos sexuais por mais de 40 anos.

No podcast UOL Vê TV #32, Chico Barney, Débora Miranda, Mauricio Stycer e Fefito analisam o investimento que a Globo tem feito nesse tipo de formato mais aprofundado (no vídeo a partir de 20:28).

"'Em Nome de Deus' é uma série assustadora, mas necessária", opina Fefito. "Estávamos precisando de projetos que transformam tramas reais em ficção. João de Deus se achava acima da lei, era um predador e potencial assassino, mas ainda tem gente que passa pano para criminoso", diz.

Para o colunista do UOL, outro documentário fundamental produzido recentemente é o de Marielle Franco. "A Globo deveria acompanhar de perto para fazer uma segunda temporada."

Segundo Débora, a Globo está trabalhando tanto internamente quanto em parceria com produtoras independentes para produzir esses documentários. "São assuntos frescos, como o caso da Marielle, que nem foi concluído, e isso é importante. Às vezes a gente não consegue olhar para a questão dessa forma editada e finalizada", observa a editora de TV e Famosos do UOL.

Para ela, a iniciativa confere relevância ao Globoplay, que tem potencial para ir além das novelas. Débora destaca, ainda, que a plataforma lançará em breve um documentário sobre a dupla Sandy & Junior.

Barney lembra outras possibilidades, como uma série produzida pelo jornalista e diretor André Barcinski com Pedro Bial sobre Michael Sullivan e Paulo Massadas.

Você pode ouvir o programa UOL Vê TV no Spotify, no Apple Podcasts ou em outros aplicativos de podcasts. No Youtube, a gravação do programa também é transmitida em vídeo. Podcasts são programas que podem ser ouvidos a qualquer hora e lugar -no computador, no smartphone ou em outro aparelho com conexão à internet. Os podcasts do UOL estão todos disponíveis em uol.com.br/podcasts.