Topo

Milton revela que clássico de Truffaut o encorajou a começar a compor

Milton Nascimento no Conversa com Bial - Reprodução/vídeo
Milton Nascimento no Conversa com Bial Imagem: Reprodução/vídeo

Colaboração para o UOL

25/06/2020 03h16

Milton Nascimento e Criolo estiveram no "Conversa com Bial" desta madrugada, na Rede Globo, para celebrar, mesmo que à distância, a amizade entre os dois. Bituca também voltou ao passado, no início da carreira, e contou que uma obra de François Truffautt o encorajou a começar a compor.

"Durante a quarentena, tenho aproveitado para ver filmes, séries e ler livros. Inclusive, estou lendo agora um livro do filme que me encorajou a começar a compor, Jules et Jim (Uma Mulher para Dois, em título no Brasil)", disse o cantor de 77 anos, direto de sua casa em Juiz de Fora, Minas Gerais.

Após assistir ao clássico do cineasta francês, o cantor brasileiro pegou o violão, a caderneta e fez a sua primeira música. "Logo depois que vi Jules et Jim, eu compus 'Novena'", revelou sobre a canção lançada em 1964.

De São Paulo, capital, Criolo aproveitou para relembrar quando foi a primeira vez que ouviu Milton. "Foi em algum momento de celebração na escola, em uma formatura", falou o rapper. "É muita emoção escutar esse som em um momento marcante da vida como a escola, que é quando os pais, os avós, se enchem de orgulho quando um dos seus tem a possibilidade de ir para a escola e se formar".

Amizade além da música

No mês de maio, os dois lançaram o EP conjunto Existe Amor, em que um interpreta canções do outro e apresenta novas regravações de "Cais", de Milton, e "Não Existe Amor em SP", do rapper. O lançamento faz parte do projeto homônimo para arrecadar doações à população em situação de rua na capital paulista.

No programa, ambos aproveitaram o encontro virtual para matar a saudade e tecer elogios um ao outro, enaltecendo essa amizade que já acontece há algum tempo.

"Quando a gente lembra da energia, do sorriso e do coração do Milton, faz a gente esboçar o sorriso mais forte do mundo, que é o sorriso de perceber que a gente está vivo, que é uma coisa muito especial", exclamou Criolo sobre o parceiro musical. "Milton é um maravilhoso amigo, e está sendo muito difícil ficar sem ele".

Do outro lado veio a resposta, curta, mas igualmente verdadeira: "O Criolo fica falando de mim desse jeito, mas ele esquece que também é assim. É uma pessoa que passa pra gente que vale a pena viver".

A força dessa amizade também é perceptível nos detalhes, carinho e intimidade entre eles. Enquanto um fala com a maior naturalidade do mundo, "Milton, te amo", o outro diz em rede nacional: "Ê, Criolão. Esse cara é demais".

O "Conversa com o Bial" vai ao ar de segunda à sexta-feira após o Jornal da Globo.