Topo

Débora: ‘Atuação de jovem repórter negro gera episódio simbólico na TV’

O jornalista Heraldo Pereira - Zé Paulo Cardeal / TV Globo
O jornalista Heraldo Pereira Imagem: Zé Paulo Cardeal / TV Globo

Do UOL, em São Paulo

27/06/2020 04h00

É praticamente consenso que a atuação da jornalista Andréia Sadi durante entrevista com o advogado Frederick Wassef, envolvido no caso que levou à prisão de Fabrício Queiroz, foi o destaque da semana na televisão. Mas o jornalismo teve outros momentos importantes recentemente.

No podcast UOL Vê TV #32, Chico Barney, Débora Miranda, Mauricio Stycer e Fefito falam sobre a importância de uma nova geração de jornalistas que está ocupando o horário nobre na TV brasileira e dos destaques positivos da semana (no vídeo a partir de 47:47).

Débora citou um episódio que se passou no Jornal das 10, na Globonews, com o repórter Diego Moraes durante uma reportagem sobre a covid-19. "Foi um episódio muito simbólico, porque ele é um menino negro, muito jovem e muito desenvolto. Quando voltou para o estúdio, foi possível ver que o Heraldo Pereira estava comovido. Ele comentou que Diego o fazia se lembrar de quando ele foi repórter no início da carreira", conta.

Para a editora de TV e Famosos do UOL, a passagem eleita como Melhor da Semana teve um valor emocional para o âncora. "Quantos repórteres negros será que ele já viu naquele lugar que fizeram ele se lembrar? Provavelmente poucos. A gente já falou aqui sobre esse pedido para que as TVs tenham mais jornalistas negros. Imagino que ele tenha podido lembrar poucas vezes disso nessa trajetória cheia de conquistas. Foi um momento breve e foi muito bonita a mensagem que ele passou ali na hora."

Você pode ouvir o programa UOL Vê TV no Spotify, no Apple Podcasts ou em outros aplicativos de podcasts. No Youtube, a gravação do programa também é transmitida em vídeo. Podcasts são programas que podem ser ouvidos a qualquer hora e lugar -no computador, no smartphone ou em outro aparelho com conexão à internet. Os podcasts do UOL estão todos disponíveis em uol.com.br/podcasts.