Topo

Príncipe Harry sugere à Família Real reconhecer erros do passado do Império

Príncipe Harry disse a declaração em reunião da organização intergovernamental chefiada por sua avó, Rainha Elizabeth 2ª -
Príncipe Harry disse a declaração em reunião da organização intergovernamental chefiada por sua avó, Rainha Elizabeth 2ª

Do UOL, em São Paulo

06/07/2020 12h12Atualizada em 06/07/2020 13h10

Ex-integrante da realeza britânica, o príncipe Harry sugeriu, em uma reunião com jovens lideranças de países que faziam parte do antigo império, que é necessário reconhecer erros do passado.

"Quando você olha para a Commonwealth, não há como seguir adiante, a menos que reconheça o passado", disse ele por videoconferência.

Harry se referia ao histórico envolvendo a organização intergovernamental Commonwealth, criada oficialmente em 1931.

Mas o surgimento está envolvido no contexto das descolonizações de territórios até então subordinados ao Reino Unido, que se tornaram independentes. Atualmente, a organização é chefiada pela Rainha Elizabeth 2ª, avó de Harry.

Ele continuou insistindo que era necessário rever o passado envolvendo questões políticas do Império Britânico, mesmo que isso seja "desconfortável", para que a organização possa ter ações efetivas.

"Não vai ser fácil e, em alguns casos, não será confortável, mas precisa ser feito, porque, adivinhem, todos se beneficiam", afirmou.

Recentemente, Harry pediu desculpas por racismo e erros do passado publicamente. No evento em lembrança de sua mãe, a princesa Diana, ele disse que quer cooperar para o fim do racismo institucional.

"O preconceito inconsciente deve ser reconhecido sem culpa para criar um mundo melhor para todos vocês", disse.

As falas de Harry vão na direção contrária do silêncio do Palácio de Buckingham. No final de semana após o assassinato de George Floyd, nos Estados Unidos, personalidades do mundo todo se manifestaram a favor da valorização das vidas negras.

A rede social da Família Real, no entanto, postou uma foto da Rainha Elizabeth andando de pônei. A publicação foi alvo de críticas.