Topo

'Totalmente Demais': Cinco explicações para o sucesso da reprise

Juliana Paes, Fábio Assunção e Marina Ruy Barbosa em "Totalmente Demais" - Divulgação/TV Globo
Juliana Paes, Fábio Assunção e Marina Ruy Barbosa em 'Totalmente Demais' Imagem: Divulgação/TV Globo

Guilherme Machado

Do UOL, em São Paulo

06/07/2020 04h00

'Totalmente Demais' está fazendo sucesso, de novo!

A novela das 19h escrita por Rosane Svartman e Paulo Halm conseguiu um feito quase inexplicável: está dando mais audiência do que na exibição original. Mas o que poderia explicar esse sucesso todo? Veja aqui cinco motivos:

Mensagem positiva

"Totalmente Demais" é, antes de mais nada, uma história de superação: Eliza (Marina Ruy Barbosa) consegue fugir da opressão de seu padrasto e virar uma modelo de sucesso, apesar de tudo parecer estar contra ela. É uma novela que fala que as coisas vão dar certo, desde que você continue tentando e sonhando, não importa o quão difícil possam parecer. Uma mensagem nada ruim para um momento tão complicado no mundo, em que tudo é tão incerto, funcionando como um alívio para as tristezas do dia a dia.

Diversão e confusão

Apesar de alguns dramas, "Totalmente Demais" é a definição de uma novela solar! É uma trama leve, que promove muitas risadas e com muitos personagens carismáticos — como Juliana Paiva, impagável como Cassandra. Isso torna a experiência de assistir à novela ainda mais prazerosa, e é mais um aspecto que ajuda a esquecer a situação mundial e relaxar um pouco.

Triângulo do babado!

É inescapável: o triângulo amoroso principal da novela das 19h é um de seus grandes atrativos, e um dos aspectos que mais engaja os fãs. Desde a exibição original o público só queria saber se Eliza ia ficar com Arthur (Fábio Assunção) ou Jonatas (Felipe Simas), e essa torcida -- que muito se deve à química dos atores -- continuou com força na reprise, com espectadores pedindo até um final alternativo para a novela! Haja poder.

Público jovem

"Totalmente Demais" tem ainda outra característica que funciona muito a seu favor: é uma trama que olha para o público jovem, que muitas vezes é alienado das narrativas de novelas. Isso já era evidente na exibição original e fica ainda mais forte agora, quando muitos jovens estão em casa. É uma trama que tem o poder de agitar fã-clubes e trazer millennials e gerações Z para a discussão, algo que é bastante raro entre os folhetins.

O horário

É evidente que uma trama exibida no "Vale a Pena Ver de Novo" dificilmente teria o mesmo êxito de sua versão original, por se tratar em um horário diferente, com menos pessoas em frente à TV e sujeito a cortes no conteúdo. Estando novamente no horário das 19h, "Totalmente Demais" consegue ser exibida com mais fidelidade à sua versão original e ainda desfruta de um público maior, sem falar nos novos espectadores que podem estar descobrindo a trama agora.