Topo

Augusto deixa 'O Grande Debate', da CNN, após discussão com Caio Coppolla

Do UOL, em São Paulo

09/07/2020 18h05Atualizada em 09/07/2020 23h26

O advogado criminalista Augusto de Arruda Botelho anunciou hoje que deixará o "O Grande Debate", da CNN Brasil. Nos últimos dias, ele se envolveu em discussões acaloradas com o outro debatedor do programa, Caio Coppolla, após acusá-lo de disseminar fake news.

"A partir de hoje, decidi não mais integrar o 'Grande Debate'. Para quem pôde acompanhar meu empenho em fazer análises baseadas em fatos, e não em delírios ou achismos, fica aqui meu agradecimento. Mas vocês não se verão livres de mim tão fácil. Em breve, novidades na CNN Brasil", escreveu Augusto em uma rede social.

O UOL entrou em contato com a CNN Brasil e perguntou sobre as "novidades" citadas no tuíte de Augusto, mas a emissora não quis comentar. Quanto ao programa de hoje, a ser exibido na faixa das 20h30, a CNN informou que o advogado Marcelo Feller substituirá o antigo debatedor.

Monalisa teve que intervir

No programa de ontem, a apresentadora Monalisa Perrone chegou a ameaçar encerrar a transmissão após uma nova troca de farpas entre Augusto e Caio. (Assista ao vídeo abaixo)

A confusão começou depois que Augusto acusou Caio de mentir e propagar fake news durante debate realizado no dia anterior. Irritado, Caio voltou a tocar no assunto no início do programa de hoje para defender a sua "credibilidade e reputação" e rebater "sucessivas grosserias" de Augusto.

Após a fala de Caio, Monalisa interveio na discussão e, visivelmente irritada, pediu para que os debatedores focassem no tema em questão, que discutia o retorno de campeonatos de futebol em meio à pandemia do novo coronavírus.

"Deixando muito claro, então, pedindo uma gentileza aos debatedores: para gente ficar no assunto, obviamente. Vocês são notificados. Então podemos voltar ao assunto de hoje, por gentileza?!", disse Monalisa.

"Eu acho que não. Eu gostaria de tratar, por exemplo, se Beatles é melhor do que Rolling Stones. Se a gente tem liberdade de tratar, aqui, o tema que bem entende... Eu acho, inclusive, esse tema bastante interessante. Ou a gente poderia tratar se pizza pode ser comida com ou sem ketchup", ironizou Augusto em seguida.

Monalisa, então, insistiu: "Augusto e Caio, por gentileza. Não é essa a questão da gente transformar isso aqui em um ringue, em uma balbúrdia. A proposta do debate não é essa. Então, eu peço aos dois que tenham respeito ao telespectador, a mim e à CNN. Se vocês quiserem voltar ao assunto de ontem, ok. É possível a gente ter uma coerência?", perguntou a âncora.

"Não, infelizmente, eu vou ter que responder a dois pontos do Caio. Sinto muito", devolveu Augusto. "Então vamos cancelar o debate de hoje", ameaçou Monalisa.

No fim, a apresentadora da CNN deu o direito de resposta a Botelho e, mesmo com clima tenso, seguiu com o debate entre os dois participantes.

Indiretas no Twitter

Após o término do quadro, Augusto de Arruda Botelho publicou mensagens nas redes sociais em tom de desabafo e ganhou apoio de Gabriela Prioli, ex-participante de "O Grande Debate" —ela chegou a pedir demissão da CNN após episódio envolvendo Reinaldo Gottino, ex-apresentador do quadro.

"Uma pessoa que coleciona inimigos por todos os lugares por onde passa um dia vai precisar se dar conta de que o problema não são os outros. Imagino o sofrimento dessa constatação", escreveu Augusto, sem citar Caio nominalmente.

"Tenho muito orgulho de nos 20 anos de advocacia — ambiente de constante debate — ter colecionado tantos amigos. Vários que não pensam da mesma forma que eu. O segredo é manter a lealdade, o respeito e a honestidade intelectual. No fundo, é disso que se trata um grande debate", acrescentou.

Minutos depois, Prioli ressaltou nos comentários: "Ahhhh, meu amigo, eu acho que a consciência existe. Deve ser triste viver assim e ficar preso a um jogo de cena que não permite voltar atrás. As pessoas entregam o que tem dentro delas."