Topo

Augusto Botelho explica sua saída do 'Grande Debate': 'Desgastou'

Felipe Pinheiro

Do UOL, em São Paulo

10/07/2020 14h13

Depois de Gabriela Prioli, Augusto de Arruda Botelho é mais uma baixa em "O Grande Debate", um dos quadros mais populares da CNN Brasil. O advogado criminalista anunciou sua saída do programa ontem nas redes sociais, mas continua na emissora.

Segundo Arruda Botelho, a saída do quadro veio como uma "antecipação de férias".

A decisão de sair do programa foi minha. Eu já tinha conversado com a CNN que eu não trabalharia na semana que vem para viajar com meus filhos, que estão em férias escolares. Tem também o fato de que eu aceitei esse desafio num contexto do meu dia a dia que é diferente do de hoje. Tenho um escritório de advocacia criminal e pela pandemia o ritmo de trabalho diminuiu. Isso fez com que o Debate ocupasse um tempo grande do meu tempo.

Para o advogado, o intuito de participar do quadro era mostrar que a "posição binária da política atual do Brasil não necessariamente é saudável", mas que o debate acabou se desgastando:

Ao aceitar esse desafio de ir para a CNN, eu me propus a fazer com que o debate fosse uma demonstração de que pensamentos diametralmente opostos podem conviver de uma forma civilizada, produtiva e esclarecedora para a população. Isso começou a se desgastar.

Após uma troca de farpas com seu oponente Caio Coppolla, que rendeu até intervenção da apresentadora Monalisa Perrone, Arruda Botelho deu uma indireta a Coppolla, a quem havia acusado de espalhar desinformação e fake news.

Em entrevista ao UOL, o advogado falou sobre sua relação com Coppolla:

Minha relação com o Caio é absolutamente normal. Não tenho uma amizade com o Caio, mas uma convivência absolutamente pacífica de um colega de trabalho

Como mostrou o colunista Mauricio Stycer, a cúpula da CNN apoiou Coppolla no conflito com Botelho. Coppolla disse no ar que o vice-presidente de conteúdo do canal disse que ele "estava coberto de razão" na polêmica, e não foi desmentido. Questionado, Arruda Botelho preferiu não comentar. E reforçou que continua no quadro de comentaristas da emissora.

Não estou saindo da CNN, somente não integro mais este quadro. O próximo projeto é um formato que está sendo discutido