Topo

Modelo conta que hotel esvaziou piscina após ensaio de fotos por racismo

Beverly Johnson - Reprodução/Instagram
Beverly Johnson Imagem: Reprodução/Instagram

Do UOL, em São Paulo

18/07/2020 19h28

A modelo Beverly Johnson, primeira negra a estampar a capa da Vogue nos Estados Unidos, desabafou sobre o racismo no mundo da moda e lembrou episódios do início da carreira, na década de 1970.

"Estávamos em um hotel cinco estrelas. Entrei na piscina. De repente, o editor chegou e fez todo mundo sair. Esvaziaram a piscina", contou. "Vinte anos depois, uma das modelos me contou que isso aconteceu por minha causa. Mas eu bloqueava esse tipo de situação. Para sobreviver [no mundo da moda], eu me forçava a não reagir."

Johnson lembrou, também, que não havia maquiadores ou modelos negros nos bastidores quando começou a trabalhar como modelo. "As pessoas que eles contratavam não faziam ideia do que fazer com o meu cabelo. Eu ia ao banheiro molhar o meu cabelo ou o alisava para trás com vaselina", contou.

Ela questionou o posicionamento de marcas, que têm usado a hashtag Black Lives Matter em suas campanhas: "Todas essas marcas estão dizendo que vidas negras importam. Quantas pessoas negras vocês contrataram?".