Topo

Claudia Ohana fala sobre polêmica com cães: 'Sofri por ter que me afastar'

A atriz Claudia Ohana adotou os cachorros em dezembro - Reprodução/Instagram
A atriz Claudia Ohana adotou os cachorros em dezembro Imagem: Reprodução/Instagram

Colaboração para o UOL, em São Paulo

21/07/2020 20h29

Claudia Ohana utilizou suas redes sociais na noite de hoje para dar um posicionamento sobre a polêmica envolvendo a devolução de dois cachorros adotados em uma ONG. Segundo seu relato, a intenção não era o retorno definitivo dos cães ao abrigo.

"Em dezembro de 2019, adotei 2 filhos de 2 meses. Infelizmente, em março, três meses depois do convívio com o Thor e com o Tigrão, a pandemia causada pelo SARS-CoV-2 chegou ao Brasil. Foi quando iniciei o isolamento em minha casa. Trancada em casa, sozinha e sem poder sair na rua pra passear com eles, me encontrei em uma situação muito difícil", escreveu.

"Em função da extensão da propagação da pandemia, diante da necessidade deles enquanto filhotes e das minhas limitações de saúde (comecei a ter crises agudas na minha coluna que comprometeram a minha mobilidade), considerei a opção de devolvê-los. Inclusive, cheguei a falar sobre isso com a Toca do Bicho."

A atriz cita que, apesar da tentativa, mudou de ideia imediatamente "Fui em busca de soluções que, além de garantirem que fossem bem tratados enquanto não estivessem comigo, também permitiriam que eles tivessem espaço para correr em brincar", contou.

Claudia Ohana ainda escreve que procurou mandá-los temporariamente para um sítio de um "amigo de longa data", onde os animais teriam mais espaço. Entretanto, a ideia não foi bem aceita pela organização porque o local não tinha muros e, "pelo contrato que assinei com eles, isso era proibido."

De acordo com seu relato, a própria organização teria sugerido a devolução. "Depois de perceberem que talvez eu não tivesse outra opção a não ser devolver, sugeriram que os cachorros ficassem (temporariamente) o período da pandemia no abrigo, onde estariam acompanhados da mãe e dos irmãos — opção que aceitei na hora por acreditar que, certamente, lá seriam bem tratados e, inclusive, mais felizes até o momento de retornarem pra minha casa."

A atriz ainda conta que esteve em processo de recuperação de saúde durante o período e que acreditava que os animais estariam bem assistidos na sede da organização. "Acabei não ligando para saber deles por esse motivo e porque acabei me ocupando com o meu estado de saúde."

"Paralelo a isso, ainda tive que lidar com a internação na UTI de um familiar muito próximo. Não liguei para a ONG Toca do Bicho e errei, sim, por não ligar."

Em seu relato, Claudia Ohana ainda afirma não querer travar nenhum tipo de "guerra" com a organização e diz acreditar na importância do trabalho realizado por eles. Entretanto, a atriz criticou a postura da instituição de colocar os cachorros para uma nova adoção. "Até essa data, vínhamos conversando cotidianamente", contou.

"Eu tenho 1,60 de altura e peso 47 quilos. Obviamente eu passei a encontrar sérias dificuldades de ordem motora para cuidar dos meus doguinhos que cresceram rapidamente e ainda não tinham passado por nenhum processo de adestramento. Confesso que não vi abandono nisso, apenas achei que era a única coisa possível de se fazer em uma situação como a minha."

A atriz ainda revela que sente falta dos cachorros e que, contrariando rumores, o motivo da separação não foi por conta dos móveis estragados. "Bens materiais a gente trabalha e compra de novo. O amor, não", escreveu.

Ainda, em seu posicionamento, Claudia Ohana pede desculpas pela situação e afirma estar com "esperança de encontrar uma solução, o mais rápido possível, para receber os meus dogs outra vez."

"Sei que talvez vocês não entendam minha atitude de ter pedido para eles acolherem os meus cachorros durante a pandemia, mas só eu sei o quanto eu me esforcei para dar conta de tudo e o quanto sofri por ter que me afastar deles", finalizou.