Topo

Marina Ruy Barbosa critica 'cancelamentos' e gestão Bolsonaro na Cultura

Marina Ruy Barbosa falou sobre vida pessoal, redes sociais e política - Marina Ruy Barbosa (Foto: Reprodução/Instagram)
Marina Ruy Barbosa falou sobre vida pessoal, redes sociais e política Imagem: Marina Ruy Barbosa (Foto: Reprodução/Instagram)

Do UOL, em São Paulo

26/07/2020 08h31

A atriz Marina Ruy Barbosa criticou a cultura do cancelamento que se tem observado nas redes sociais, de tolerância zero com erros apontados na vida de diversas personalidades. Ela também criticou a gestão do governo em relação à cultura.

Em entrevista ao jornal O Globo, ela lembrou que as redes sociais podem ser usadas de uma maneira mais benéfica.

"A rede social dá voz para muita gente e oportunidade de lutar por causas importantíssimas e urgentes. Mas acho a cultura do cancelamento agressiva. Todo mundo já errou, erra e vai errar. Ninguém é perfeito", afirmou a atriz.

"Sei da minha importância como ser humano, mulher e cidadã e do que quero para o mundo. Tento não deixar isso me enlouquecer e faço a minha parte. Como influenciadora, quero criar pontes e diminuir muros entre marcas e pessoas", explicou Marina.

Cultura e Mário Frias

A atriz também criticou a atual gestão do governo comandado por Jair Bolsonaro (sem partido), principalmente em relação à cultura. Sobrou para o secretário Mário Frias, que entrou no lugar de Regina Duarte

"A cultura brasileira não tem sido prioridade do governo há algum tempo e isso ficou ainda mais evidente durante a pandemia. Minha opinião como cidadã é que a gente precisa de técnicos ocupando cargos públicos. O fato de Mário Frias pertencer à área não o torna capacitado para ser um gestor público", analisou.

"A quarentena fez com que todo mundo desse mais valor para a arte. Como as pessoas estão se entretendo? Existe um time muito grande envolvido em todos processos artísticos. É necessário ter respeito por todas as áreas e por todas as pessoas", afirmou a atriz.

Vida doméstica e ser mãe

Marina admitiu não ser uma grande cuidadora do lar e afirmou que o marido, Xande Negrão, comanda essa parte da vida do casal.

"Confesso que meu marido é melhor nas tarefas domésticas do que eu. Ele cozinha bem e é mais organizado. Não sou tão boa dona de casa assim e me considero desorganizada, apesar de me entender na minha bagunça. Durante a quarentena, fiquei responsável pela limpeza da casa e ele, pela cozinha. Xandinho faz massa muito bem", contou ela.

"Acredito num processo evolutivo: não sou a mesma mulher de cinco anos atrás, quando a gente se conheceu, nem ele é o mesmo homem. A vida vai mudando a gente. Casamento é uma escolha diária, é optar pela outra pessoa todos os dias. E isso é muito bonito", opinou.

Marina também disse que quer ser mãe. "Está nos meus planos e é um sonho. Mas não é um sonho para agora. Também acho que esta é uma decisão principalmente da mulher. No momento que chegar a hora, vou sentir. Xande é dez anos mais velho do que eu e quer muito ter filhos. Por ele, talvez a gente já os tivesse. Porém, ele se casou comigo sabendo da minha personalidade, da minha independência e do amor pelo meu trabalho."

Marca sustentável

Marina está lançando uma marca de roupas sustentável, a Ginger, e vai doar parte dos ganhos de sua primeira linha para uma ONG que incentiva a profissionalização e o empreendedorismo de jovens da periferia no universo da tecnologia e da inovação.

"Esta marca é um filho para mim. Sempre gostei de moda. Como atriz, tive a oportunidade de viajar, assistir a desfiles e estar perto de designers. Meu interesse foi aumentando. Já tinha a ideia da grife, mas estava sempre emendando uma novela na outra e envolvida em mil compromissos, sem tempo. Durante a quarentena, pensei: 'Por que não? Vou desenvolver esse projeto'", contou ela.

"Na Ginger, quero unir moda, sustentabilidade e arte. A indústria fashion é uma das mais poluentes do mundo, mas também é a que mais emprega mulheres. Prezo pela escolha de tecidos que não façam mal ao ambiente, quero que a marca seja o mais sustentável possível em relação ao processo como um todo. É uma maneira de eu realizar um sonho e, ao mesmo tempo, retribuir para a sociedade", finalizou.

ALERTA TEXTA?O: Eu venho mergulhando em mim mesma já faz um tempo. Tentando me questionar sobre milhões de coisas. Quem eu sou? Quais caminhos devo seguir? Como cuidar de mim mesma dando espaço pra felicidade genuína? Qual o meu papel nesse mundão? E no meio dessa minha viagem de autoconhecimento, comecei a desenvolver um sonho antigo. A partir de hoje VOCE?S começam a fazer parte disso. Eu amo incondicionalmente ser atriz (e já tô cheia de saudades de atuar) e isso não vai mudar. Mas paralelamente preciso dar espaço a outras mulheres que habitam dentro de mim. Eu sou apaixonada por moda, sempre fui. Acredito que através da moda a gente se expressa e é capaz de processos únicos - além de ser uma das áreas que mais gera empregos no mundo. Acredito que a moda e uma marca precisam e devem ser muito além de uma peça de roupa. Até um produto chegar ao consumidor final, centenas de pessoas fazem parte daquele processo, com amor, dedicação e talento. Acredito em uma moda com olhar para o futuro, com mais atenção ao meio ambiente e preocupada com o impacto. Ter uma marca que tivesse o meu DNA, em que eu participasse de TODOS os detalhes - desde a criação de marca e tudo o que envolve um projeto novo, até a escolha de tecidos junto com a equipe (entendendo todos os impactos que cada um causam ao nosso planeta!) -, fazer uma moda fashion, com modelagens e acabamentos que eu acredito. Enfim, tem sido um processo longo. E tenho aprendido muito sobre um universo que nunca vivi tão intensamente. Graças a uma equipe que foi se formando durante esse caminho, @vanessavanessavanessa (minha partner completamente genial) e @lebenites (transformando nossos sonhos em realidade em forma de roupa!), hoje posso apresentar a vocês: @SHOPGINGER ? Moda + sustentabilidade + arte! Começamos essa história com a coleção "PREFA?CIO", com 100% do lucro revertido pra ONG @gerandofalcoes que faz um trabalho essencial nas favelas no Brasilzão. E? só o começo, não estamos nascendo sabendo tudo, mas estamos cheios das melhores intenções ;)

Uma publicação compartilhada por Marina Ruy Barbosa (@marinaruybarbosa) em