Topo

Sarah Fonseca, do 'De Férias', denuncia racismo em oferta para afinar nariz

Participante do "De Férias com o Ex", Sarah Fonseca falou sobre proposta racista de cirurgia plástica - Reprodução/Instagram/@sarahafonseca
Participante do 'De Férias com o Ex', Sarah Fonseca falou sobre proposta racista de cirurgia plástica Imagem: Reprodução/Instagram/@sarahafonseca

Colaboração para o UOL, em São Paulo

27/07/2020 11h31Atualizada em 27/07/2020 14h49

Sarah Fonseca usou suas redes sociais para denunciar o racismo em uma proposta de cirurgia plástica que teria recebido por e-mail.

A empresária, que ganhou fama após participar da quarta temporada do reality "De Férias com o Ex", compartilhou a "indicação" de uma "redução da largura nasal" oferecida por uma clínica, que preferiu não identificar.

"Vim aqui logo cedo falar para vocês sobre um e-mail que eu recebi ontem", falou Fonseca, postando em seus Stories no Instagram um print da mensagem. "Esse e-mail é antiético, racista, e está errado em diversos níveis. Imagina se eu fosse uma pessoa com a autoestima baixa, o gatilho que essa mulher ia ter me causado".

A ex-participante do reality da MTV, conhecida por suas falas antirracistas, criticou a abordagem escolhida pela profissional, que afirmou que a sugestão de afinar o nariz partiu de uma "análise" das fotos da empresária.

"Ela chegou a dizer, claramente, que analisou as minhas fotos e encontrou um defeito, que seria o meu nariz mais largo, mas, querida, vamos lembrar que nariz mais largo é uma característica de negro? Você vai fazer o quê? Vai embranquecer todo mundo que for no seu consultório?", questionou.

Fonseca afirmou que escolheu não expor a profissional que fez a oferta por não querer estimular um "linchamento virtual" e deu um exemplo de como clínicas de estética interessadas em parcerias com celebridades negras podem fazer uma abordagem respeitosa.

"O que me preocupa é que essa pessoa provavelmente nem sabe o quanto ela errou. Eu postei no Twitter ontem esse print e várias meninas falaram: 'Eu odeio o meu nariz. Se fosse eu, eu ia correndo. Nossa, meu sonho receber esse e-mail', e não viram o problema do e-mail. Gente, o problema está na abordagem. Se ela chegasse para mim e falasse: 'Olá, tudo bem? Sou profissional tal, realizo os procedimentos tais, caso tenha interesse em parceria, eu gostaria de oferecer uma parceria para você. Ok, sabe'.

Ela contou ainda que já passou por um procedimento de remodelação para corrigir uma "ondinha" na parte superior do nariz, mas negou que deseje fazer outros procedimentos na região, exaltando a luta contra a "padronização".

"Falando de mim, eu me acho uma pessoa bonita, minha autoestima é boa. Sobre o meu nariz, eu já cheguei a fazer rinomodelação, vocês que me acompanham a mais tempo sabem, mas foi para a ondinha que eu tinha em cima do nariz, que foi uma coisa que eu, sozinha, via nas fotos e me incomodava. A remodelação já saiu e eu não tive urgência em fazer de novo, porque eu vi que não era algo tão importante".

"A gente luta tanto para tirar esse padrão aí da cabeça das pessoas e mostrar que cada um tem que ser bonito do seu jeito, acaba que a gente vê na internet várias pessoas que ficaram 'iguais' com esses procedimentos estéticos", concluiu a empresária.