Topo

Elton John comemora 30 anos de sobriedade: 'poderia estar morto'

Elton John: "Se eu não tivesse finalmente dado o grande passo há 30 anos, eu poderia estar morto" - Eva Plevier/Reuters
Elton John: "Se eu não tivesse finalmente dado o grande passo há 30 anos, eu poderia estar morto" Imagem: Eva Plevier/Reuters

Colaboração para o UOL, em São Paulo

29/07/2020 23h29

Elton John comemorou hoje os 30 anos de sua sobriedade. O cantor, que ficou marcado nos anos 70 e parte dos 80 por seus excessos com álcool e drogas, hoje leva uma vida tranquila ao lado do marido e dos filhos.

Ele publicou em seu Instagram um pequeno álbum de fotos mostrando sua celebração, com direito a bolo e cartões de felicitações, além de mostrar uma moeda dada àqueles que atingem essa marca.

Nela, se lê a inscrição 'To thine own self be true', que vem da peça "Hamlet", de Shakespeare. Na tradução, significa 'seja verdadeiro com você mesmo'. Este é o lema dos Alcoólicos Anônimos.

"Refletindo sobre o dia mais mágico após celebrar meu aniversário de 30 anos de sobriedade. Muitos cartões adoráveis, flores e salgadinhos dos meus filhos, David, amigos do programa, equipe no escritório e em suas casas. Eu sou realmente abençoado", escreveu na legenda da postagem.

Ele ressaltou: "Se eu não tivesse finalmente dado o grande passo há 30 anos, eu poderia estar morto. Obrigado, do fundo do meu coração, a todas as pessoas que me inspiraram e me apoiaram nessa jornada", finalizou.

Elton John passou cerca de 16 anos em dependência de álcool e drogas, principalmente cocaína, que começou a usar em 1974. Boa parte dessa trajetória é mostrada no filme "Rocketman", que conta sua história de vida, do início da carreira até o momento em que finalmente busca apoio para se livrar de seus vícios.

O longa, estrelado por Taron Egerton, foi um sucesso de público e crítica e rendeu o segundo Oscar da carreira de Elton John, pela composição da música-tema "(I'm Gonna) Love Me Again", ao lado de seu parceiro musical de décadas, Bernie Taupin.