Topo

Rafa Brites relembra amamentação: 'Pensava em desistir todos os dias'

Rafa Brites e o filho Rocco - REPRODUÇÃO/INSTAGRAM
Rafa Brites e o filho Rocco Imagem: REPRODUÇÃO/INSTAGRAM

Do UOL, em São Paulo

01/08/2020 17h53

Rafa Brites relembrou as dificuldades do período de amamentação de seu filho Rocco no Instagram no Dia Mundial da Amamentação, festejado neste 1º de agosto.

Eu amamentei livre demanda por 7 meses, Rocco parou 3 dias depois que voltei a trabalhar pós licença. Eu senti MUITA dor. Eu tive candidíase mamária. Eu tive mastite. Fui feliz pois tinha muito leite. Doei para banco de leite. Pensava em desistir todos os dias. Fui apoiada a desistir. Fui também incentivada a continuar. Achei um saco ficar tanto tempo sem beber. Fiquei na nóia de ter bastante para quando voltasse a trabalhar e então não descansava. Mais de uma vez enchi um copinho inteiro e deixei cair. Choro compulsivo.

Meu leite. Hoje é o mundial da amamentação! Eu amamentei livre demanda por 7 meses , Rocco parou 3 dias depois que voltei a trabalhar pós licença. Eu senti MUITA dor Eu tive candidíase mamária Eu tive mastite - Li que tinha que tomar sol nos seios Li que era bom passar um óleo que cicatrizava. Louca de hormônios: passei o óleo e fui pro sol. Fiz churrasco de seios. Queimadura super séria Fui feliz pois tinha muito leite (como mostra o video) Alguns momentos de prazer , doei para banco de leite Pensava em desistir todos os dias Fui apoiada a desistir Fui também incentivada a continuar Achei um saco ficar tanto tempo sem beber (pronto falei) Achei que meus seios ficaram mais bonitos depois, poucas mulheres acham isso né? Rocco teve o primeiro dente inferior aos 3 meses, fez um vinco no peito e ali ele acoplava Era uma ferida que fazia a casquinhas mas as vezes ao puxar o sutiã, saia junto a casquinha uiiii Eu tenho arrepios de lembrar do barulho da bombinha de tirar leite para estocar. Fiquei na nóia de ter bastante para quando voltasse a trabalhar e então não descansava. Mais de uma vez enchi um copinho inteiro e deixei cair. Choro compulsivo. Fiquei muito brava com as campanhas de amamentação que mostravam mamãe e bebê sorrindo. Sei que para algumas mulheres é assim. Pra minha irmã foi otimo desde o primeiro dia. Mas aquelas fotos não representam todas as mulheres. E pelas minhas pesquisas a maioria tem bastante dificuldade. Não é algo natural e muitas vezes não temos tanta informação. Precisamos falar mais sobre as dificuldades da amamentação. Comigo, não sei quem chorava mais eu ou o bebê (talvez o Felipe desesperado olhando, sem saber o que fazer) Eu não julgo quem complementa, quem da fórmula, quem amamenta ate 3 anos. Cada família sabe o que é melhor. Eu sei que para mim foi um desafio Mesmo assim faria tudo outra vez. Sabemos da importa?ncia da amamentação e que ela é insubstituível mas estou aqui para apoiar todas as mães. Se por algum motivo você não amamentou saiba que isso nunca te fará menos mãe.

A post shared by Rafa Brites (@rafabrites) on

Rafa ainda pediu que a amamentação seja abordada com mais responsabilidade para informar melhor as mães.

Fiquei muito brava com as campanhas de amamentação que mostravam mamãe e bebê sorrindo. Sei que para algumas mulheres é assim. Mas aquelas fotos não representam todas as mulheres. Não é algo natural. Precisamos falar mais sobre as dificuldades da amamentação. Eu não julgo quem complementa, quem amamenta ate 3 anos. Para mim, foi um desafio. Mesmo assim faria tudo outra vez. Sabemos da importa?ncia da amamentação e que ela é insubstituível mas estou aqui para apoiar todas as mães. Se por algum motivo você não amamentou, saiba que isso nunca te fará menos mãe.