Topo

Filha de Vanusa diz que irmão tem a guarda da mãe que está com Alzheimer

Aretha Marco diz que sua relação com a mãe, a cantora Vanusa, sempre foi "profunda, real e não presencial" - Reprodução/Instagram
Aretha Marco diz que sua relação com a mãe, a cantora Vanusa, sempre foi 'profunda, real e não presencial' Imagem: Reprodução/Instagram

Marcela Ribeiro

Do UOL, no Rio

10/08/2020 04h00

Aretha Marcos, filha da cantora Vanusa, que está internada em uma clínica para controlar e tratar o Alzheimer, doença neurodegenerativa progressiva que se manifesta apresentando deterioração cognitiva e da memória de curto prazo, explicou que seu irmão, Rafael Vannucci, é o responsável pela mãe.

Além de Aretha e Rafael, Vanusa também é mãe de Amanda Marcos. As mulheres são filhas do cantor Antônio Marcos. E Rafael é fruto do casamento com o diretor Augusto Vannucci.

A cantora Vanusa é mãe de Rafael Vannucci - INSTAGRAM/@RAFAVANNUCCI/REPRODUÇÃO - INSTAGRAM/@RAFAVANNUCCI/REPRODUÇÃO
A cantora Vanusa é mãe de Rafael Vannucci
Imagem: INSTAGRAM/@RAFAVANNUCCI/REPRODUÇÃO

Quem tem a guarda da minha mãe é meu irmão Rafael, eu só compartilho midiaticamente aquilo que ele autoriza falar. Há um interesse grande em cima dela. A gente já passou por situações de ela estar numa clínica e irem lá, gravarem ela, isso ter uma repercussão negativa no tratamento dela. Então ele tem todo um cuidado com relação a ela.

Rafael disse ao UOL que não pretende comentar o assunto no momento.

"É ele que cuida e organiza a estrutura de segurança e privacidade dela e de quem cuida dela. A informação de que ela tem Alzheimer, foi passada pelo Rafael. O que posso dizer é que ela está sendo bem cuidada, que o Alzheimer, é uma doença progressiva, porém é estável o quadro dela".

Casa dos Sonhos

Atualmente ela vive em uma casa simples, alugada dentro da propriedade de uma fazenda em Piracaia, interior de São Paulo, e pediu ajuda nas redes sociais para construir sua casa.

A ideia é arrecadar R$ 150 mil e se revezar com a irmã nos cuidados com a mãe.

"Tenho a intenção de construir uma casa para mim, havendo a possibilidade de levantar uma casa para minha irmã e nós nos reverzarmos nos cuidados dela. Mas por enquanto, não consegui arrecadar nem para o cheiro de uma casa para mim. Já arrecadei em torno de R$ 1200 de depósito na minha conta, isso é extraordinário porque não dá para comprar uma casa, mas dá para me dar uma estrutura para eu correr atrás de trabalho e conseguir ter condições de ir atrás do sonho, então já ajuda muito".

Relação profunda e não presencial

Aretha saiu de casa aos 14 anos e nunca mais voltou. Ela explica que sua relação com a mãe era distante fisicamente.

Minha relação com a minha mãe sempre foi profunda, real e não presencial, passei muitos anos até sem estar presente na vida da minha mãe, isso ela tendo uma vida normal, não tenho problema de assumir isso, foi uma escolha que fiz. Ela sempre que precisou pode contar comigo, sempre que me procurou sempre fui muito afetiva.

Ela conta que durante alguns anos da sua adolescência e depois mais velha, foi para o outro caminho.

"Aí aquela coisa de ela não me procurar e eu também não procurar. E quando ela me procurava, eu estava solícita. Depois você amadurece, vai tendo um contato mais firme, mas presencial, não".

Caminhadas de 14 Km diárias

Aretha conta que caminha diariamente 14 km para ir e voltar à cidade onde cuida de sua saúde e usa a internet para trabalhar com escrita. No Instagram, ela compartilha alguns textos e estudos sobre autoconhecimento e arte.

Cantora

Aretha é filha de Vanusa com o músico Antonio Marcos. Em 2012, ela fez um show especial em homenagem aos 20 anos de saudade do cantor.

Infância na TV

Quando era criança, Aretha gravou o especial do programa infantil "Pluct Plact Zum" com a participação de Jô Soares.